Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4696
Título: Educação ambiental e sustentabilidade: ações no cotidiano das Escolas de Verificação Ambiental EVA's de Élia e Suzana, região de Cacheu na Guiné-Bissau
Autor(es): Lopes, Alexandre
Palavras-chave: Educação Ambiental.
Desenvolvimento Sustentável
Escolas de Verificação Ambiental
Guiné-Bissau
Data do documento: 14-Fev-2022
Citação: LOPES, A. (2022)
Resumo: A educação ambiental no cotidiano escolar é uma ferramenta que apresenta possibilidades para o envolvimento da comunidade escolar, como um todo, na busca de alternativas para minimizar problemas ambientais da própria área. O objetivo principal do estudo, foi de avaliar e divulgar ações educacionais em relação à conscientização e à sustentabilidade ambiental das Escolas de Verificação Ambiental (EVA’s) na Guiné-Bissau. A metodologia deste trabalho baseou-se na pesquisa bibliográfica, documental e na elaboração e aplicação de um questionário de forma a perceber melhor o nível de conhecimento dos professores das escolas, da comunidade de Élia e Suzana, acerca das questões ambientais. Em relação a estas, restou patente que as EVA’s desempenham um papel importante e significativo na evolução de currículos pedagógicos que proporcionam conscientização para um desenvolvimento sustentável, otimizando soluções nas suas regiões, especial, quando apoiadas por entidades e/ou instituições, no seu desiderato, no contexto das comunidades rurais da Guiné-Bissau. Ficou ainda evidente o engajamento dessas instituições no processo de ensino- aprendizagem, com docentes bastante comprometidos, disseminando formação e informações que proporcionam conhecimentos básicos, necessários na busca da sustentabilidade da própria comunidade. O desenvolvimento de ações como replantação do mangal; das palmeiras; construção de fogões melhorados; extração solar de sal; visitas e intercâmbios e a criação de centros interpretativos e de reservas educativas são exemplares. Muito relevante o planejamento das atividades que se pretendem desenvolver, que podem ser discutidas, continuamente, na escola, em conjunto com professores e a comunidade local. Dessa forma, essas escolas conseguem conscientizar as comunidades sobre aspectos ambientais, promovendo a busca da proteção da biodiversidade local, bem como, mudanças de comportamentos e atitudes por parte da população, no que respeita ao ambiente natural.
Descrição: LOPES, Alexandre. Educação ambiental e sustentabilidade: ações no cotidiano das Escolas de Verificação Ambiental EVA's de Élia e Suzana, região de Cacheu na Guiné-Bissau. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4696
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDRE LOPES .pdf2022_mono_alopes.pdf952,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.