Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4711
Título: | Dança de São Gonçalo: Uma análise interdisciplinar-decolonial para o ensino de ciências |
Autor(es): | Amorim, Francisca Tayane de Souza |
Palavras-chave: | Decolonialidade do Ser e do Saber Dança de São Gonçalo Interdisciplinaridade Educação Escolar |
Data do documento: | 22-Nov-2023 |
Citação: | AMORIM, F. T. S. (2023) |
Resumo: | Este artigo, parte do produto de um projeto de pesquisa intitulado Ensino de Ciências no Contexto da Descolonização e Ciência aberta tem como objetivo elaborar um produto didático baseado na interdisciplinaridade no Ensino de Ciências naturais, matemática, e português, Corporeidade e Música contextualizados na dança de São Gonçalo do Quilombo Sitio Veiga na cidade de Quixadá-Ce. Metodologicamente tomamos como base a pesquisa descritiva (Etnografia), biográfica (História de vida) e bibliográfica. Para tanto, realizamos a pesquisa de campo no Sítio Veiga, tendo como caminhos para a pesquisa descritiva e elementos para a análise da letra da música e as coreografias da Dança de São Gonçalo,fazendo uma transposição didática desses saberes cientifico-cultural para os conteúdos existentes nos componentes da Educação Escolar, na perspectiva de uma análise de como essa riqueza cultural adentraria a sala de aula, contribuindo com a Educação no geral e em especifico nas Comunidades Quilombolas.Na análise foram encontrados na música trechos que destacam o contexto cultural e linguístico do quilombo, a importância da água e do consumo do aluá, e na estrutura organizacional da dança foi evidenciado pontos de uma etnomatemática local. Assim, espera-se que este trabalho possa ser utilizado no processo pedagógico interdisciplinar da educação básica como estratégia do ensino de ciências da natureza, matemática e português, garantindo a observação da Lei 10.639/03. |
Descrição: | AMORIM, Francisca Tayane de Souza. Dança de São Gonçalo: Uma análise interdisciplinar-decolonial para o ensino de ciências. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4711 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCA TAYANE DE SOUZA AMORIM.pdf | 2023_mono_famorim.pdf | 324,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.