Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5015
Título: Panorama da Energia Eólica no Brasil: uma análise da expansão da capacidade instalada na matriz elétrica
Autor(es): Fernando, Simão Bernardo
Palavras-chave: Energias alternativas
Energia eólica
Matriz elétrica
Data do documento: 7-Jan-2022
Citação: FERNANDO, S. B. (2022)
Resumo: A matriz energética mundial apresenta como sua principal forma de geração de energia os combustíveis fósseis. Por este motivo, muitos países estão investindo significativamente no incentivo para exploração de recursos renováveis, pois os não renováveis proporcionam, cada vez mais, impactos negativos ao meio ambiente, interferindo no desenvolvimento sustentável. No Brasil existe forte potencial para a produção de energias por fontes renováveis. Dentre as várias fontes renováveis em crescimento no país, destaca-se a energia eólica. Assim, este trabalho tem como principal objetivo a análise da expansão da energia eólica no Brasil, visando entender de que forma a fonte eólica vem contribuindo para a diversificação da matriz elétrica nacional. Para a realização deste trabalho, utilizou-se o método da pesquisa descritiva, tendo como principais procedimentos de pesquisa, o levantamento bibliográfico e documental, bem como a análise dos dados consultados em várias instituições do setor elétrico nacional. Como resultados, este estudo mostrou que existem atualmente no Brasil 14 estados com projetos eólicos em operação. O Rio Grande do Norte lidera com maior capacidade instalada no país, seguido dos estados da Bahia, Ceará, Piauí, Rio Grande do Sul e Pernambuco, que foram os que mais obtiveram empreendimentos em operação nos últimos anos. Neste sentido, a fonte eólica passou a representar uma forte participação na matriz elétrica brasileira. Os incentivos governamentais desempenharam um papel fundamental para o crescimento deste setor no Brasil. O PROINFA e posteriormente os leilões de energia, contribuíram bastante para a entrada em funcionamento de novos parques eólicos, e consequente, para um fortalecimento da cadeia produtiva de materiais do setor eólico, possibilitando a atração de novos investimentos. Assim sendo, o crescimento dessa tecnologia no Brasil, assegura maior segurança energética e desenvolvimento sustentável.
Descrição: FERNANDO, Simão Bernardo. Panorama da Energia Eólica no Brasil: Uma Análise da Expansão da Capacidade Instalada na Matriz Elétrica. 2022. 51f. Monografia - Curso de Engenharia de Energias, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5015
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMÃO BERNARDO FERNANDO Mono.pdf2022_mono_sfernando.pdf817,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.