Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5039
Título: Estudo comparativo do potencial energético das cascas das Sementes da planta Nim Azadirachta Indica e das Amêndoas do Coco Babaçu Attlea Speciosa Mart. Para Produção de Briquete
Autor(es): Ribeiro Filho, Manoel Nazareno
Palavras-chave: Briquete
Nim
Babaçu
Energia
Data do documento: 25-Jan-2023
Citação: RIBEIRO FILHO, M. N. (2023)
Resumo: A cada ano a demanda energética aumenta e consequentemente a procura por novas fontes de energia para complementar a matriz energética também. Ademais, essa procura tem um foco nas fontes de energia renovável pelas suas características benéficas ao meio ambiente. Nesse cenário os biocombustíveis, produzidos a partir da biomassa, se apresentam como uma excelente solução com a característica de ser utilizada de diversas formas na geração de energia. Ainda, cabe ressaltar que a possibilidade de se misturar biomassas na síntese de briquetes também fortalece seu uso. Em vista disso, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise comparativa do potencial energético entre duas biomassas as cascas das sementes da planta Nim (Azadirachta indica) e a torta gerada no processo de extração do óleo de coco Babaçu (Attlea speciosa mart.) com a finalidade de produzir briquetes. A metodologia apresentou um passo inicial, a produção do briquete que consiste na utilização de um molde de aço inox SAE 304 projetado para compactação ou densificação da biomassa. Assim, colocou- se 20g da biomassa nesse recipiente, em seguida com o molde já preenchido com o material o mesmo foi posto em uma prensa hidráulica para promover a agregação das fibras formadas pela biomassa. Em seguida, realizou-se a análise imediata que é a definição dos teores de umidade, sólidos totais, cinzas, materiais voláteis e carbono fixo. Estes índices indicam se a biomassa é eficiente na queima e geração de energia térmica. Por fim, como resultado das análises foram determinados 11,47 ± 0,36% de umidade, 88,52 ± 0,35% de sólidos, 4,33 ± 0,57% de cinzas, 95,08 ± 0,57% de materiais voláteis e 2,94 ± 1,16% de carbono fixo para s cascas das sementes da planta Nim. Também, para a torta gerada no processo de extração do óleo de coco Babaçu foi obtido 09,72 ± 0,34% de umidade, 90,28 ± 0,34% de sólidos, 4,33 ± 0,02% de cinzas. Com índices foi realizado uma análise comparativa entre cascas das sementes da planta Nim e a torta gerada no processo de extração do óleo coco Babaçu, do qual apresentou a capacidade de geração de energia térmica com valores acima de 15 MJ/kg para o poder calorifico superior. Dessa forma, através dessa análise energética entre duas biomassas é possível indicar que as biomassas possuem potencial para a geração de energia térmica, tornando seu uso como energia alternativa interessante, para diversificar a matriz energética com fontes de energia limpa e assim proporcionar um futuro sustentável para as futuras gerações do nosso planeta.
Descrição: RIBEIRO FILHO, Manoel Nazareno. Estudo comparativo do potencial energético das cascas das Sementes da planta Nim Azadirachta Indica e das Amêndoas do Coco Babaçu Attlea Speciosa Mart. Para Produção de Briquete. 2023. 48f. Monografia - Curso de Engenharia de Energias, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5039
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANOEL NAZARENO RIBEIRO FILHO.pdf2023_mono_mribeirofilho.pdf673,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.