Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5052
Título: Rompimento De Pequena Barragem Do Semiárido Cearense: O Caso Do Açude Escola No Munícipio De Pentecoste-CE
Autor(es): Biziami, Victal Baptista Mambo
Palavras-chave: Rompimento de barragem
Propagação da onda de cheia
Vale do Rio Curu
Data do documento: 5-Jul-2023
Citação: BIZIAMI, V. B. M. (20230
Resumo: Os danos provocados pelo rompimento da barragem têm resultados catastróficos com impactos diretos à população que vive nas imediações da rota de propagação da onda de cheia. Este estudo tem como objectivo reproduzir o processo do rompimento da barragem do açude Escola, localizado na Fazenda Experimental do Vale do Curú no município do Pentecoste-CE, com capacidade de armazenamento de 51.600 m3 e bacia hidrográfica contribuinte de 2,6 km2. Os dados de intensidade de chuva associado ao tempo de concentração na bacia hidrográfica do açude Escola foram estimados com base na equação de intensidade-duração-frequência gerada para o posto pluviométrico Pentecoste. Para caracterização da fenda gerada no processo de rompimento, utilizaram-se dados topográficos baseado em combinação de dados terrestres (estação total e GNSS) e aéreos (Remoted - piloted Aircraft - RPA) que permitiram a reconstrução do modelo digital de terreno após colapso da barragem. De acordo com os dados topográficos levantados, a fenda apresenta formato trapezoidal com largura da base de 10 m, largura de topo de 27,5 m, 5,7 m de altura e taludes laterais de 1:1,89 e 1:1,18 correspondendo aos lados esquerdo e direito vistos de montante. A simulação da onda de cheia que resultou no rompimento da barragem foi simulada usando o modelo hidrológico HEC-HMS, indicando uma vazão máxima de 35,3 m3/s em um evento de chuva com precipitação acumulada diária de 105,6 mm, correspondente ao tempo de recorrência de 10,6 anos. O hidrograma gerado na bacia foi utilizado como dado de entrada no modelo hidráulico HEC-RAS para simular o desenvolvimento da fenda e propagação da onda de cheia no trecho de jusante da barragem. Os resultados da modelagem hidráulica com o HEC-RAS indicaram uma vazão de pico de 161,27 m3/s durante o processo de formação da fenda que durou aproximadamente 10 min. A análise bidimensional da propagação do escoamento pelo trecho de jusante mostrou que os impactos foram pouco significativos pelo fato da onda de cheia atingir rapidamente a calha do rio Curu, que tem capacidade de propagar vazões bem superiores.
Descrição: BIZIAMI, Victal Baptista Mambo. Rompimento De Pequena Barragem Do Semiárido Cearense: O Caso Do Açude Escola No Munícipio de Pentecoste-CE. 2023. 33f. Monografia - Curso de Engenharia de Energias, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5052
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VICTAL BAPTISTA MAMBO BIZIAMI.pdf2023_mono_vbiziami.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.