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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5070
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mané, Nembali | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T17:23:01Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T17:23:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
dc.identifier.citation | MANÉ, N. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5070 | - |
dc.description | MANÉ, Nembali. A identidade cultural no espaço escolar: estratégias educativas do PAIGC nas zonas libertadas para "reafricanização das mentes" em Guiné-Bissau. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo objetiva analisar as estratégias educativas do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), liderado por Amílcar Cabral, nas zonas libertadas. Para alcançar esse propósito, recorremos ao método qualitativo e à pesquisa bibliográfica Gil (2003) e Macedo, Galeffi e Pimentel (2009). O país foi invadido pelos colonizadores, os quais durante cinco séculos estabeleceram a dominação econômica, política, cultural e ideologia em território guineense (Sané, 2018; Cá, 2000; Mendes, 2019; Jaló, 2020). Para efetivação deste projeto, foi necessária a violação de conjunto de direitos, entre os quais a desumanização, racialização, aculturação, catequização e ocidentalização dos africanos e consequente imposição de abandono das realidades africanas. Dessa forma, a educação era um dos meios para concretização desta ideação colonizadora. Por outro lado, a massa popular e o partido libertador lideraram várias formas de resistência contra violência colonial, entre aos quais se destaca a implementação da educação nas zonas libertadas que contradiz a educação lusa (Namone, 2020), uma educação voltada à realidade africana e guineenses em particular. Assim, para sua efetivação, o PAIGC adotou as seguintes estratégias na educação: democratização, africanização, mobilização, sensibilização, deselitização da educação, sincronização entre atividades escolares e do campo. Portanto, as referidas estratégias tiveram grande sucesso no processo da reafricanização por meio de uma abordagem afrocentrica da educação, na alfabetização da massa popular que, em poucos anos, superou a marca do colonizador (Cá, 2000). Foram sentidos os efeitos positivos nas autossubsistências das escolas, principalmente nas zonas rurais, como é o caso da região de Bafatá (Freire, 1978). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado - Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau - História - Assimilação cultural | pt_BR |
dc.subject | Partido Africano Independência de Guiné e Cabo-Verde | pt_BR |
dc.title | A identidade cultural no espaço escolar: estratégias educativas do PAIGC nas zonas libertadas para "reafricanização das mentes" em Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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