Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/520
Título: | Cooperação bilateral Timor Leste e Brasil na educação superior |
Título(s) alternativo(s): | trajetória, realidade e perspectivas da parceria entre Ministério da Educação, UNTL e UNILAB |
Autor(es): | Jesus, Paulina Soares de |
Palavras-chave: | Cooperação internacional Cooperação bilateral Cooperação bilateral Timor Leste e Brasil |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | JESUS, P. S. (2016) |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objeto de estudo a cooperação bilateral Timor Leste e Brasil na Educação Superior com foco na trajetória, realidade e perspectivas da parceria entre o Ministério da Educação Timor Leste, Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). A opção por tal objeto de estudo decorre da experiência vivenciada como estudante da UNTL em 2011 e da UNILAB a partir de 2012, no quadro da cooperação bilateral entre os países. O objetivo geral do TCC consiste em analisar a trajetória, realidade e perspectivas da parceria entre o Ministério da Educação, a UNTL e a UNILAB no contexto da cooperação bilateral entre o Timor Leste e o Brasil no ensino superior. Os objetivos específicos são: contextualizar a trajetória da cooperação entre o Timor Leste e o Brasil no âmbito do ensino superior com foco no Ministério da Educação, UNTL e UNILAB; caracterizar as bases da cooperação bilateral entre o Brasil e o Timor Leste no contexto educacional, com foco no ensino superior e entre os órgãos e instituições já referidas; compreender a realidade e as perspectivas da parceria entre o Ministério da Educação, a UNTL e a UNILAB; Contribuir para a produção do conhecimento sobre a temática da cooperação bilateral do Timor Leste com o Brasil no âmbito do ensino superior a partir da parceria do Ministério da Educação, da UNTL e da UNILAB. A abordagem qualitativa foi o aporte metodológico, com foco no estudo de caso e procedimentos referenciados na pesquisa bibliográfica, análise documental. A estrutura do trabalho contempla a Introdução, o Capítulo 1 intitulado Timor Leste: contextualização histórica, aspectos físicos, socioculturais e de desenvolvimento humano, o capítulo 2 sob o título Cooperação Bilateral Timor Leste e Brasil: trajetória, realidade e perspectivas da parceria do Ministério da Educação, UNTL e UNILAB. E por fim a Conclusão com uma síntese reflexiva a partir dos principais resultados alcançados na pesquisa. |
Descrição: | Referência: JESUS, Paulina Soares de. Cooperação bilateral Timor Leste e Brasil na educação superior: trajetória, realidade e perspectivas da parceria entre ministério da educação, UNTL e UNILAB.. 2016. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2016. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/520 |
Aparece nas coleções: | Monografias - Administração Pública Presencial |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paulina Soares de Jesus.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.