Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/528
Título: Estudo da produção de biodiesel a partir de óleo residual do restaurante universitário da Unilab
Autor(es): Cunha, Alysson Christian Dias
Palavras-chave: Biodiesel - Brasil
Óleo residual
Redenção - CE
Acarape - CE
Data do documento: 2016
Citação: CUNHA, A. C. D. (2016)
Resumo: O uso de energia renováveis vem despertando interesse por todo o mundo, diminuindo diretamente a emissão de gases de efeito estufa a atmosfera terrestre. O desenvolvimento de biocombustíveis se tornou essencial para combater a emissão desses gases. Desta forma, o uso de novas fontes para produção de novos combustíveis vem se tornando frequentemente temas para novas pesquisas e investimentos. O presente trabalho teve como objetivo investigar as características físico-químicas do biodiesel produzido a partir de óleo residual proveniente do Restaurante Universitário da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira (UNILAB) nos anos de 2014 e 2016, e analisar seu potencial para futuras produções. A UNILAB possui seus campi localizados no interior do estado do Ceará nos municípios de Redenção e Acarape. As amostras do óleo residual do restaurante universitário foram coletadas junto às empresas responsáveis pelo fornecimento de refeição do mesmo nos anos de 2014 e 2016 e comparou-se os seus índices de acidez obtidos. Por meio de uma reação de transesterificação, para produção de biodiesel, foi possível obter os parâmetros físico-químico das amostras de biodiesel produzido e compará-los. As análises de biodiesel obtidas foram comparadas com alguns parâmetros de qualidade adotados no Brasil e no exterior. Foram realizados análises como: teste de umidade, ponto de fulgor, massa específica, índice de saponificação, poder calorífico, índice de acidez, viscosidade, peróxido e cromatografia. A partir dos dados mensais do uso de óleo foi possível calcular e analisar o potencial para produção de biodiesel. Verificou-se que o óleo residual que sofreu mais processos de frituras se apresentava com menor qualidade, um elevado índice de acidez, necessitando de um processo de neutralização. De maneira geral, as amostras se apresentaram dentro da norma vigente no país, porém verificou-se que o biodiesel oriundo de óleo residual que não foi reutilizado várias vezes apresentou melhores resultados.
Descrição: CUNHA, Alysson Christian Dias. Estudo da produção de biodiesel a partir de óleo residual do restaurante universitário da Unilab. 2016. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Energia, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape-Ceara, 2016
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/528
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_mono_acdcunha.pdf2016_mono_acdcunha.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.