Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5392
Título: | A poesia e o reisado no encontro com a aprendizagem no CEJA Donaninha Arruda, em Baturité-CE |
Autor(es): | Monteiro, Ana Maria Soares |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Práticas Culturais Processo Ensino Aprendizagem |
Data do documento: | 29-Out-2020 |
Citação: | MONTEIRO, A. M. S. (2020) |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a influência das práticas culturais no processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, em particular, com a poesia e o Reisado, no CEJA Donaninha Arruda, localizado no município de Baturité, região do Maciço de Baturité, no estado do Ceará. Sabemos que a EJA, nos últimos anos, tem enfrentado alguns desafios, como a de ter maior notoriedade entre as políticas públicas de educação. No entanto, quando nos referimos aos estudantes que deixaram os bancos escolares na idade própria e buscam a EJA como uma das estratégias de recuperação do tempo escolar, seja na forma presencial ou a distância, percebemos a importância dessa modalidade. No caso, investigamos as manifestações da cultura presentes na Poesia e no Reisado em um Centro de Educação de Jovens e Adultos, por entendermos que os aspectos da cultura se aproximam da EJA e, ao mesmo tempo, reconhecermos a valorização das práticas culturais como estratégia de permanência e inclusão do estudante no contexto escolar e, sobretudo, como parte do processo de conclusão numa formação humana que vá além da certificação escolar. Para tanto, metodologicamente, o estudo dedica-se a uma pesquisa com foco na perspectiva qualitativa do tipo descritiva e explicativa, cujo interesse na coleta de dados pretende-se que seja ‘in loco’, apropriando-se de fontes bibliográficas que versem sobre a importância do acesso à cultura e seus impactos na formação de vida dos estudantes que buscam essa modalidade de ensino numa escola, cujo forma de apreensão do conhecimento também se dá de maneira diferenciada, por ser semipresencial. Por fim, um dos nossos desafios consiste em possibilitarmos aos leitores uma melhor compreensão dos fenômenos existentes no universo educacional da EJA. |
Descrição: | MONTEIRO, Ana Maria Soares. A poesia e o reisado no encontro com a aprendizagem no CEJA Donaninha Arruda, em Baturité-CE. 2020. 62f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2020. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5392 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA MARIA SOARES MONTEIRO .pdf | 2020_mono_amonteiro.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.