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dc.contributor.authorSousa, Valéria Oliveira de-
dc.date.accessioned2024-08-08T17:47:36Z-
dc.date.available2024-08-08T17:47:36Z-
dc.date.issued2020-01-28-
dc.identifier.citationSOUSA, V. O. (2020)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5396-
dc.descriptionSOUSA, Valéria Oliveira de. A literatura africana - afro-brasileira e suas contribuições para um reconhecimento identidade e cultural na educação étnico racial. 2020. 52f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar as contribuições da Literatura africana e afro-brasileira para um reconhecimento identitário e cultural na educação étnico racial. Visto que as escolas em sua maioria ofertam um currículo monocultural eurocentrado, de certo modo, temos por exemplo as contações de estórias no ambiente escolar, percebe-se que há uma tendência aos contos clássicos com personagens brancos, o que pode afetar na construção pessoal de identidades. Assim faz-se necessário que a escola enquanto instituição formadora e que auxilia na construção das identidades, possam oferecer um espaço pautado na diversidade cultural. Para tanto, temos a implementação da Lei no 10.639/03 que exige a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nos currículos escolares, o que nos abre um leque de possibilidades de exploração dos temas relacionado a cultura, ancestralidade do continente africano, população a qual contribuiu veemente para a formação do nosso país no processo de diáspora. Usou-se como método de pesquisa, a qualitativa, com intervenções pedagógicas sistematizadas a partir das formações e planejamentos mensais do programa PIBID, a qual foram realizadas em de sala de aula do ensino fundamental I, numa escola do município de Redenção. Tivemos como resultados: observamos nas falas e desenhos de autorretratos dos alunos, um reconhecimento como pessoa negra, o que pode ser visto algo positivo apesar da resistência por parte de alguns, algo que nos é compressível, outro ponto foi o despertar do interesse das professoras em trabalhar a temática supracitada, e acolhimento por parte também da gestão escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Étnico Racialpt_BR
dc.subjectIdentidade Negrapt_BR
dc.subjectLei no 10.639/03pt_BR
dc.subjectLiteratura Afro-brasileirapt_BR
dc.titleA literatura africana - afro-brasileira e suas contribuições para um reconhecimento identidade e cultural na educação étnico racialpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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