Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5396
Título: A literatura africana - afro-brasileira e suas contribuições para um reconhecimento identidade e cultural na educação étnico racial
Autor(es): Sousa, Valéria Oliveira de
Palavras-chave: Educação Étnico Racial
Identidade Negra
Lei no 10.639/03
Literatura Afro-brasileira
Data do documento: 28-Jan-2020
Citação: SOUSA, V. O. (2020)
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar as contribuições da Literatura africana e afro-brasileira para um reconhecimento identitário e cultural na educação étnico racial. Visto que as escolas em sua maioria ofertam um currículo monocultural eurocentrado, de certo modo, temos por exemplo as contações de estórias no ambiente escolar, percebe-se que há uma tendência aos contos clássicos com personagens brancos, o que pode afetar na construção pessoal de identidades. Assim faz-se necessário que a escola enquanto instituição formadora e que auxilia na construção das identidades, possam oferecer um espaço pautado na diversidade cultural. Para tanto, temos a implementação da Lei no 10.639/03 que exige a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nos currículos escolares, o que nos abre um leque de possibilidades de exploração dos temas relacionado a cultura, ancestralidade do continente africano, população a qual contribuiu veemente para a formação do nosso país no processo de diáspora. Usou-se como método de pesquisa, a qualitativa, com intervenções pedagógicas sistematizadas a partir das formações e planejamentos mensais do programa PIBID, a qual foram realizadas em de sala de aula do ensino fundamental I, numa escola do município de Redenção. Tivemos como resultados: observamos nas falas e desenhos de autorretratos dos alunos, um reconhecimento como pessoa negra, o que pode ser visto algo positivo apesar da resistência por parte de alguns, algo que nos é compressível, outro ponto foi o despertar do interesse das professoras em trabalhar a temática supracitada, e acolhimento por parte também da gestão escolar.
Descrição: SOUSA, Valéria Oliveira de. A literatura africana - afro-brasileira e suas contribuições para um reconhecimento identidade e cultural na educação étnico racial. 2020. 52f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5396
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALÉRIA OLIVEIRA DE SOUSA .pdf2020_mono_vsousa.pdf859,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.