Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5399
Título: Os impactos da família na escola: participação ou ausência
Autor(es): Silva, Maria Patrícia de Souza da
Palavras-chave: Participação
Responsáveis
Família
Escola
Aprendizagem
Desenvolvimento
Data do documento: 20-Ago-2021
Citação: SILVA, M. P. S. (2021)
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância da participação dos responsáveis/família na educação escolar das crianças e jovens, assim como os efeitos da participação ou ausência desses responsáveis no desenvolvimento cognitivo e integral da aprendizagem. Busca ainda identificar como os responsáveis reconhecem a importância do acompanhamento, averiguando as relações entre os discursos e as práticas sobre os impactos no desenvolvimento da aprendizagem das crianças e dos jovens. Na atual pesquisa foram feitas análises de alguns autores Silva, Carvalho, Faiffer, Cavalcante e Penin para compreender os impactos que a relação família/escola tem sobre as crianças e os jovens e as estratégias para que esse envolvimento seja efetivo e com resultados positivos. A análise da pesquisa decorre de confrontar a teoria e a prática sobre a participação dos responsáveis na escola, primeiramente perguntando qual a importância da participação na instituição de ensino e depois fazendo pensar em como está sendo sua participação. O resultado final do trabalho se mostrou satisfatório, uma vez que em sua maioria os responsáveis entendiam a importância do acompanhamento e participavam de diferentes formas na educação escolar das crianças e jovens. Além desse resultado, compreendemos que responsáveis junto a escola desenvolvem o cognitivo, psico e o social das crianças e dos jovens, tivemos acesso a diferentes métodos e estratégias de aproximar os responsáveis e a escola. Acreditamos, desta maneira, que estamos colaborando com o crescimento educacional dos (as) estudantes e com o aumento do vínculo entre toda a comunidade escolar. Sendo assim, contribuir para que se compreenda o processo de ensino-aprendizagem, assim como o necessário para que se alcance o sucesso escolar.
Descrição: SILVA, Maria Patrícia de Souza da. Os impactos da família na escola: participação ou ausência. 2021. 49f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5399
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA PATRÍCIA DE SOUZA DA SILVA .pdf2021_mono_msilva.pdf478,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.