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Título: A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede pública do ensino fundamental I em Redenção – Ceará
Autor(es): Silva, Cleane da Costa
Palavras-chave: Autismo
Educação Inclusiva
Escola
Data do documento: 6-Jul-2022
Citação: SILVA, C. C. (2022)
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo identificar as ações desenvolvidas pela escola no sentido de garantir o processo de educação inclusiva de crianças que possuem laudo clínico de Transtorno do Espectro Autista nas turmas de Fundamental I, assim como também, compreender como a escola se articula frente a isso. Estudo que trata da inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na rede pública de ensino, nos anos iniciais do Ensino Fundamental I em Redenção (Ceará). Dessa forma, este estudo traz uma pesquisa feita a partir da metodologia de estudo de caso, onde foi realizada uma entrevista com a coordenadora da educação inclusiva do citado município e com a diretora da escola pesquisada, assim como um questionário online aplicado junto a docentes da referida cidade. Com isso, traz-se uma discussão acerca do TEA, trazendo ainda as principais características e leis que visam garantir os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Diante disso, a pesquisa mostra que diante do crescente número de matriculas efetuadas no ensino público regular, não só na cidade, mas no estado, a escola deve se preparar para possibilitar uma educação realmente inclusiva, e que se faça cumprir na teoria e na prática, e que de fato essa criança esteja inserida nas atividades cotidianas escolares. Dessa maneira esse trabalho vem a contribuir com a reflexão e discussão do tema exposto, assim como se volta a perceber também o olhar do(a) professor(a) mediante a esse processo de inclusão, já que os(as) docentes desempenham um papel importante frente a isso.
Descrição: SILVA, Cleane da Costa. A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede pública do ensino fundamental I em Redenção – Ceará. 2022. 73f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5414
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