Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5414
Título: | A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede pública do ensino fundamental I em Redenção – Ceará |
Autor(es): | Silva, Cleane da Costa |
Palavras-chave: | Autismo Educação Inclusiva Escola |
Data do documento: | 6-Jul-2022 |
Citação: | SILVA, C. C. (2022) |
Resumo: | Essa pesquisa tem como objetivo identificar as ações desenvolvidas pela escola no sentido de garantir o processo de educação inclusiva de crianças que possuem laudo clínico de Transtorno do Espectro Autista nas turmas de Fundamental I, assim como também, compreender como a escola se articula frente a isso. Estudo que trata da inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na rede pública de ensino, nos anos iniciais do Ensino Fundamental I em Redenção (Ceará). Dessa forma, este estudo traz uma pesquisa feita a partir da metodologia de estudo de caso, onde foi realizada uma entrevista com a coordenadora da educação inclusiva do citado município e com a diretora da escola pesquisada, assim como um questionário online aplicado junto a docentes da referida cidade. Com isso, traz-se uma discussão acerca do TEA, trazendo ainda as principais características e leis que visam garantir os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Diante disso, a pesquisa mostra que diante do crescente número de matriculas efetuadas no ensino público regular, não só na cidade, mas no estado, a escola deve se preparar para possibilitar uma educação realmente inclusiva, e que se faça cumprir na teoria e na prática, e que de fato essa criança esteja inserida nas atividades cotidianas escolares. Dessa maneira esse trabalho vem a contribuir com a reflexão e discussão do tema exposto, assim como se volta a perceber também o olhar do(a) professor(a) mediante a esse processo de inclusão, já que os(as) docentes desempenham um papel importante frente a isso. |
Descrição: | SILVA, Cleane da Costa. A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede pública do ensino fundamental I em Redenção – Ceará. 2022. 73f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5414 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLEANE DA COSTA SILVA .pdf | 2022_mono_csilva.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.