Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5423
Título: | Etapas de formação como uma forma de educação: experiências do povo Brassa "Balanta" |
Autor(es): | Indafá, Rugana |
Palavras-chave: | Etapas de formação Formas de educação Experiência do povo Brassa Valores educacionais |
Data do documento: | 26-Jan-2022 |
Citação: | INDAFÁ, R. (2022) |
Resumo: | O trabalho que se segue, tem como título: Etapas de formação como uma forma de educação: experiências do povo brassa “Balanta.” O presente estudo trata-se de uma temática que vai abordar os aspectos voltados a diferentes formas e práticas culturais do povo Brassa de Nhacra (mais conhecido por “Balanta”), considerando vários conhecimentos e saberes passados de geração a geração nas suas etapas de educação e formação em diferentes ciclos de vida como uma forma de educação, ensino e aprendizagem. Para tanto, o trabalho objetiva analisar e compreender os valores educacionais presentes na cultura dos Brassa de Nhacra a partir das suas etapas de formação como uma forma de educação e aprendizagem presente nas suas próprias experiências. Esta pesquisa se torna relevante, na medida em que busca compreender os valores educacionais presentes na cultura do povo em estudo, a partir das suas diferentes etapas de formação que se faz presente nas suas próprias experiências de vida vivida nas suas realidades como uma forma de educação e aprendizagem. Sendo assim, na busca de alcançar o conhecimento e o objetivo proposto neste estudo, metodologicamente utiliza- se da pesquisa bibliográfica para reforçar conhecimento sobre um quadro teórico pouco conhecido nos estudos da cultura do povo em estudo. Com este trabalho, compreende-se o processo educativo que se dá na realidade deste povo, a realização desta proposta de estudo, me proporcionou a compreensão dos conhecimentos oriundos dos valores educacionais presentes na cultura do meu povo “Brassa”. |
Descrição: | INDAFÁ, Rugana.. Etapas de formação como uma forma de educação: experiências do povo Brassa "Balanta". 2022. 35f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5423 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RUGANA INDAFÁ .pdf | 2022_mono_rinfandá.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.