Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5463
Título : | O ensino da matemática e a aprendizagem cooperativa: tecendo caminhos para uma cidadania planetária a partir a EEM Dione Maria Bezerra Pessoa - Pacajus-CE |
Autor : | Queiroz, Juliana Fernandes da Silva |
Palabras clave : | Aprendizagem Cooperativa Cidadania planetária Ensino da Matemática Narrativas autobiográficas |
Fecha de publicación : | 5-dic-2022 |
Citación : | QUEIROZ, J. F. S. (2022) |
Resumen : | A educação na totalidade tem sofrido influências que alicerçam políticas educacionais, influenciam diretrizes, formações e materiais de estudo. Nesse contexto, são experimentadas iniciativas educacionais que possam atender às demandas atuais da sociedade. Dentre as quais, destaca-se a Aprendizagem Cooperativa. Apresenta-se neste trabalho uma investigação cuja autora atuou como docente no Ensino da Matemática com a utilização da metodologia da Aprendizagem Cooperativa. A intervenção se desenvolveu na escola EEM Dione Maria Bezerra Pessoa, no município de Pacajus – Ceará – Brasil. Esta pesquisa é orientada pela seguinte pergunta: como o Ensino da Matemática pautado nos elementos teóricos e metodológicos da Aprendizagem Cooperativa, pode colaborar para o desenvolvimento de uma formação voltada para a cidadania planetária junto a estudantes do Ensino Médio, da escola regular EEM Dione Maria Bezerra Pessoa no município de Pacajus – Ceará – Brasil? Partindo dessa indagação, elaborou-se o presente projeto de pesquisa que pretende compreender como o ensino da Matemática, pautado nos elementos teóricos e metodológicos da Aprendizagem Cooperativa, pode colaborar para o desenvolvimento de uma formação voltada para a cidadania planetária junto a estudantes do Ensino Médio, da escola regular EEM Dione Maria Bezerra Pessoa. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza pelos elementos da abordagem qualitativa, usando-se como estratégia de investigação a pesquisa narrativa, tomando como unidades de análise narrativas autobiográficas, com inspirações dos círculos reflexivos dialógicos, de modo a privilegiar o significado individual e o reconhecimento da importância da interpretação da complexidade, características do estilo indutivo da técnica de pesquisa. Realizou-se também uma revisão de literatura que apontou esta pesquisa um estudo inédito. O lócus da pesquisa é a escola pública de ensino regular EEM Dione Maria Bezerra Pessoa, instituição onde obtive experiência com a metodologia da Aprendizagem Cooperativa. Os sujeitos das narrativas são alunos egressos da referida escola de 2018 e 2019, selecionados pelos seguintes critérios: egressos de turmas de 3o ano do ensino médio da Escola investigada; terem participado das oficinas de Aprendizagem Cooperativa no ensino da Matemática; terem disponibilidade/aceitação/voluntária para participar da investigação. Os resultados obtidos apresentam que ensino da Matemática com a Aprendizagem Cooperativa promoveu um ensino transformador, conscientizador, reflexivo, crítico; contribuiu para o subsídio das habilidades sociais, diferentes formas de pensar e agir perante as relações sociais e ambientais; fomentou a empatia, aceitação, tolerância e comunicabilidade. Conclui-se que o ensino da Matemática, pautado nos elementos teóricos e metodológicos da Aprendizagem Cooperativa, pode colaborar para o desenvolvimento de uma formação voltada para a cidadania planetária junto a estudantes do Ensino Médio, da escola regular EEM Dione Maria Bezerra Pessoa no município de Pacajus – Ceará – Brasil. |
Descripción : | QUEIROZ, Juliana Fernandes da Silva. O ensino da matemática e a aprendizagem cooperativa: tecendo caminhos para uma cidadania planetária a partir a EEM Dione Maria Bezerra Pessoa - Pacajus-CE. 2022. 147f. Dissertação - Curso de Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI : | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5463 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULIANA FERNANDES DA SILVA QUEIROZ.pdf | 2022_diss_jqueiroz.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.