Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5463
Título: O ensino da matemática e a aprendizagem cooperativa: tecendo caminhos para uma cidadania planetária a partir a EEM Dione Maria Bezerra Pessoa - Pacajus-CE
Autor(es): Queiroz, Juliana Fernandes da Silva
Palavras-chave: Aprendizagem Cooperativa
Cidadania planetária
Ensino da Matemática
Narrativas autobiográficas
Data do documento: 5-Dez-2022
Citação: QUEIROZ, J. F. S. (2022)
Resumo: A educação na totalidade tem sofrido influências que alicerçam políticas educacionais, influenciam diretrizes, formações e materiais de estudo. Nesse contexto, são experimentadas iniciativas educacionais que possam atender às demandas atuais da sociedade. Dentre as quais, destaca-se a Aprendizagem Cooperativa. Apresenta-se neste trabalho uma investigação cuja autora atuou como docente no Ensino da Matemática com a utilização da metodologia da Aprendizagem Cooperativa. A intervenção se desenvolveu na escola EEM Dione Maria Bezerra Pessoa, no município de Pacajus – Ceará – Brasil. Esta pesquisa é orientada pela seguinte pergunta: como o Ensino da Matemática pautado nos elementos teóricos e metodológicos da Aprendizagem Cooperativa, pode colaborar para o desenvolvimento de uma formação voltada para a cidadania planetária junto a estudantes do Ensino Médio, da escola regular EEM Dione Maria Bezerra Pessoa no município de Pacajus – Ceará – Brasil? Partindo dessa indagação, elaborou-se o presente projeto de pesquisa que pretende compreender como o ensino da Matemática, pautado nos elementos teóricos e metodológicos da Aprendizagem Cooperativa, pode colaborar para o desenvolvimento de uma formação voltada para a cidadania planetária junto a estudantes do Ensino Médio, da escola regular EEM Dione Maria Bezerra Pessoa. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza pelos elementos da abordagem qualitativa, usando-se como estratégia de investigação a pesquisa narrativa, tomando como unidades de análise narrativas autobiográficas, com inspirações dos círculos reflexivos dialógicos, de modo a privilegiar o significado individual e o reconhecimento da importância da interpretação da complexidade, características do estilo indutivo da técnica de pesquisa. Realizou-se também uma revisão de literatura que apontou esta pesquisa um estudo inédito. O lócus da pesquisa é a escola pública de ensino regular EEM Dione Maria Bezerra Pessoa, instituição onde obtive experiência com a metodologia da Aprendizagem Cooperativa. Os sujeitos das narrativas são alunos egressos da referida escola de 2018 e 2019, selecionados pelos seguintes critérios: egressos de turmas de 3o ano do ensino médio da Escola investigada; terem participado das oficinas de Aprendizagem Cooperativa no ensino da Matemática; terem disponibilidade/aceitação/voluntária para participar da investigação. Os resultados obtidos apresentam que ensino da Matemática com a Aprendizagem Cooperativa promoveu um ensino transformador, conscientizador, reflexivo, crítico; contribuiu para o subsídio das habilidades sociais, diferentes formas de pensar e agir perante as relações sociais e ambientais; fomentou a empatia, aceitação, tolerância e comunicabilidade. Conclui-se que o ensino da Matemática, pautado nos elementos teóricos e metodológicos da Aprendizagem Cooperativa, pode colaborar para o desenvolvimento de uma formação voltada para a cidadania planetária junto a estudantes do Ensino Médio, da escola regular EEM Dione Maria Bezerra Pessoa no município de Pacajus – Ceará – Brasil.
Descrição: QUEIROZ, Juliana Fernandes da Silva. O ensino da matemática e a aprendizagem cooperativa: tecendo caminhos para uma cidadania planetária a partir a EEM Dione Maria Bezerra Pessoa - Pacajus-CE. 2022. 147f. Dissertação - Curso de Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5463
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA FERNANDES DA SILVA QUEIROZ.pdf2022_diss_jqueiroz.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.