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Título: A formação humana integral na educação do campo: um olhar sobre a proposta educativa da escola Francisca Pinto dos Santos em Ocara-CE
Autor(es): Siqueira, Antonio Leonardo Freitas
Palavras-chave: Educação do Campo
Formação Humana Integral
Escola
Data do documento: 15-Set-2023
Citação: SIQUEIRA, A. L. F. (2023)
Resumo: As escolas do campo apresentam uma proposta educativa que promovem a formação humana integral dos sujeitos educados. Nessa perspectiva, esse modelo educacional é fruto de políticas públicas gestadas por meio da organização e da luta coletiva dos movimentos sociais por uma educação de qualidade para os camponeses (as). Nesse contexto, o presente trabalho objetivou compreender e discutir a contribuição da Educação do Campo na formação humana integral dos educandos (as) da Escola Francisca Pinto dos Santos, localizada em Ocara, Ceará e que visa ao desenvolvimento da cidadania da juventude camponesa mediante a constituição de sujeitos críticos e engajados em suas realidades humanas e sociais. Para tanto, a metodologia escolhida consistiu na leitura e revisão de material bibliográfico; discussão da organização curricular do estabelecimento de ensino com foco na parte diversificada; apresentação e discussão dos trabalhos dos componentes curriculares: Prática Social e Comunitária (PSC); Organização do Trabalho e Técnica Produtiva (OTTP), e, sobretudo, do Projeto de Estudo Pesquisa (PEP) na discussão das pesquisas estudantis. Ademais, houve visitas de campo, entrevistas semiestruturadas com sujeitos focais como: docentes das disciplinas da base diversificada e educandos (as) terceiro ano do Ensino Médio. Desse modo, entendemos que a proposta da Educação do Campo na Escola Francisca Pinto dos Santos é um terreno fecundo e próspero para se pensar a formação humana integral da juventude camponesa. A partir da pesquisa realizada, descobriu-se que a formação escolar assume o compromisso com seu entorno, com a cultura, os saberes, valores e a dinâmica do território camponês, favorecendo assim o exercício da cidadania cotidiana. Logo, conclui-se que, na matriz curricular da Escola Francisca Pinto dos Santos há um esforço, sobretudo, na parte diversificada, de integrar ou fazer dialogar os diversos saberes das disciplinas específicas, com foco no desenvolvimento da prática social cidadã da juventude.
Descrição: SIQUEIRA, Antonio Leonardo Freitas. A formação humana integral na educação do campo: um olhar sobre a proposta educativa da escola Francisca Pinto dos Santos em Ocara-CE. 2023. 94f. Dissertação - Curso de Mestrado Interdisciplinar em Humanidades, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5500
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