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Título: Gênero e educação Matemática no currículo do Ensino Médio: concepções de professoras/es
Autor(es): Silva, Assis Anderson Ribeiro da
Palavras-chave: Gênero
Educação Matemática
Currículo
Professores/as
Data do documento: 22-Dez-2021
Citação: SILVA, A. A. R. (2021)
Resumo: O necessário debate sobre questões de gênero apresenta-se como contribuição para a legitimação de estudos sobre mulheres, conferindo-lhes que os espaços acadêmicos potencializem o seu papel de colaboração em lutas contra hegemônicas, problematizando o caráter natural, social, biológico e cultural sobre as desigualdades ainda presentes no mundo contemporâneo. No contexto da Educação Matemática, é pertinente aprofundar conhecimentos e práticas sobre o campo de estudos relativo às relações entre mulheres e homens na sociedade, inclusive como forma de superar a sua imagem de disciplina engessada da área de Ciências Exatas e da Terra. A presente pesquisa traz uma investigação ocorrida no contexto de realidade escolar de professoras/es de Matemática em uma escola de Ensino Médio, localizada no município de Aracoiaba – CE, na busca de refletir sobre suas concepções acerca da temática de gênero. O objetivo da presente pesquisa consistiu em investigar as concepções de professoras/es sobre gênero no âmbito do ensino da disciplina, a fim de propor um produto educacional que possa contribuir com a temática nas aulas de tal componente curricular. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida pelo método de estudo de caso. Foram coletados dados das/os professoras/es através de questionários, sendo os mesmos analisados através da técnica de análise de conteúdo, com base em Marconi e Lakatos (1999), Gil (2002), Chaer, Diniz e Ribeiro (2011) e Bardin (1977). Em relação ao referencial teórico, Souza e Fonseca (2009, 2010), Louro (1995), Godoy et al. (2020) aprofundaram a importância de se discutir gênero; Garnica e Souza (2012), D'Ambrósio (1986) potencializam o entendimento sobre Educação Matemática; Gomes (2007), Abramowicz; Rodrigues e Cruz (2011), Candau (2011) e Walsh (2013) trouxeram contributos ao dialogarem sobre diversidade e interculturalidade crítica, dentre outras/os. Como produto educacional, são apresentadas sequências didáticas, fundamentadas em Zabala (1998) e em Sá e Garritz (2014), elaboradas a partir dos resultados da pesquisa, que apontaram a necessidade de materiais formativos sobre a temática, a fim de que ela seja reafirmada no currículo, pois ainda é necessária a sensibilização sobre a importância da valorização da figura feminina nos espaços escolares, assim como a equidade de condições para contribuir com essa demanda social. Por fim, concluímos ressaltando a importância de relações dialógicas, de (re)conhecimento dos saberes, das experiências/vivências e dos fazeres docentes de forma a contribuir com as demandas de gênero no âmbito da realidade escolar de Matemática.
Descrição: SILVA, Assis Anderson Ribeiro da. Gênero e educação Matemática no currículo do Ensino Médio: concepções de professoras/es. 2021. 128 f. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5524
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE)

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