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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5527
Título: | Memória e formação docente: das teias do vivido à tessitura de si por meio de narrativas escritas de professoras: uma dimensão da colcha de retalhos |
Autor(es): | Vasconcelos, Ana Paula Martins Farias |
Palavras-chave: | Formação docente Narrativas (auto)biográficas de Retalhos |
Data do documento: | 17-Dez-2021 |
Citação: | VASCONCELOS, A. P. M. F. (2021) |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo compreender o alcance da escuta sobre a formação das professoras, na reflexividade (auto)biográfica, elaborada na narrativa escrita, uma dimensão da Colcha de Retalhos, destacando como a formação das docentes reverbera as nossas práticas pedagógicas. Temos como objetivos específicos construir momentos de reflexão com as docentes participantes a partir de seus processos formativos; verificar se a escola se constitui como potencial que dá visualização de fala e de onde se fala em um movimento de resistência; defender o documento (auto)biográfico como espaço de fala; realizar a narrativa escrita através da Colcha de Retalhos das professoras; construir um documentário como produto educacional do mestrado profissional. Desse modo, utilizamos como referência os estudos de histórias de vida e narrativas (auto)biográficas em Josso (2002; 2004; 2010), Delory-Momberger (2008; 2014), Passeggi (2008; 2010; 2011), Nóvoa (1995; 1998). Como embasamento teórico sobre formação e saberes docentes, apresentamos como referencial Imbernón (2010; 2016), Libâneo (2004), Tardif (2014) e Pimenta (1996). Pautamo-nos em Freire (1993; 2011; 2018) para destacar a importância do desenvolvimento da autonomia, e em Adorno (1995; 2000; 2003), para tratar da emancipação do sujeito. Sob esse viés, vale enfatizar que a abordagem da pesquisa é qualitativa, e a coleta de dados ocorreu por meio da metodologia e epistemologia Colcha de Retalhos, dispositivo ético e estético de formação, formativo e investigativo, de autoria da Berkenbrock-Rosito (2009; 2010; 2014), que se divide nas seguintes dimensões: escrita, pictórica e oral para o trabalho de produção de narrativas (auto)biográficas. Para tratativa dos dados, utilizou-se a análise temática, em Jovchelovitch e Bauer (2015). A partir dos resultados obtidos nas análises na narrativa oral, caminhou-se sob o enfoque da hermenêutica de Gadamer (2000). Nesse sentido, observou-se a importância das narrativas de professoras em fala de si e escuta de si no movimento da formação docente, tendo em vista a autonomia, a valorização do espaço de fala e a emancipação do sujeito, por meio das narrativas (auto)biográficas. Assim, a Colcha de Retalhos favoreceu o desenvolvimento da sensibilidade, o resgaste de memórias afetivas, emoções, sentidos e sentimentos adormecidos no tempo de cada uma das professoras, que superam questionários realizados na pesquisa, em um processo de reflexividade da formação humana. Com base nesse percurso, bem como alicerçada no referencial metodológico acenado, defendo a ideia de que as narrativas (auto)biográficas provocam mudanças na forma como as pessoas compreendem a si e aos outros e, por esta razão, são também relevantes estratégias de formação docente, principalmente em uma perspectiva crítica e emancipatória. |
Descrição: | VASCONCELOS, Ana Paula Martins Farias. Memória e formação docente: das teias do vivido à tessitura de si por meio de narrativas escritas de professoras: uma dimensão da colcha de retalhos. 2021. 103f. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5527 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE) |
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