Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/554
Título: Caracterização da água de abastecimento público para a Universidade da Integração Internacional a Lusofonia Afro-Brasileira
Autor(es): Ximenes, Justino
Palavras-chave: Abastecimento de água - Brasil
Potabilidade de água
Redenção - CE
UNILAB
Data do documento: 2016
Resumo: A água é solvente universal e é um poderoso veículo de transporte de nutrientes, como também contaminantes químicos e microbiológicos. O processo de tratamento da água é de fundamental importância para que seu consumo não traga nenhum dano à saúde dos consumidores. Este trabalho teve por objetivo caracterizar a água de abastecimento do campus das Auroras e verificar se os parâmetros físico-químicos estão de acordo com a regulamentação ambiental vigente de Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Os parâmetros investigados foram pH, condutividade elétrica, turbidez, sólidos totais dissolvidos, dureza total da água (cálcio e magnésio), ferro, alcalinidade e cloretos. Foram coletadas 20 amostras de 500 mL de água de uma torneira no laboratório de química analítica em dois períodos diferentes (manhã e a tarde), duas vezes por semana, durante 5 semanas. Os valores médios obtidos para os parâmetros foram pH 7,7, condutividade elétrica 369 μS cm-1, turbidez 1,82 NTU, sólidos totais dissolvidos 185 ppm, dureza 84,3 mg L-L-1, ferro 0,3 mg L-1, alcalinidade 8,49 mg L-1 e cloretos 56,5 mg L-1. Os resultados apresentaram-se dentro do padrão de água potável descrito na resolução de CONAMA nº 396 de 2008.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/554
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Justino Ximenes Tcc com ficha.pdf637,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.