Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/555
Título: Produtos naturais de origem vegetal como alternativa ao controle dos mosquitos transmissores da dengue no Brasil
Autor(es): Makete, Leila Dinora Miúdo Makete
Palavras-chave: Dengue - Brasil - Prevenção
Data do documento: 2016
Citação: MAKETE, L. D. M. (2016)
Resumo: A dengue foi registrada pela primeira vez no mundo na Ilha de Java, no ano de 1779. Nas Américas, a doença é mencionada há mais de 200 anos, com epidemias em alguns países do continente. O Brasil registrou os primeiros casos de dengue no ano de 1920. A dengue é tida como endêmica na África, nas Américas, no Leste do Mediterrâneo, Sudeste Ásiatico e no Oeste do Pacífico, com vários relatos de óbito. A dengue, uma doença de etiologia viral (vírus dengue, família Flaviridae, gênero Flavivirus), cujas variantes apresentam-se antigenicamente distintas, porém sorologicamente relacionadas (sorotipos DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), apresenta como vetores o Aedes aegypti e o Aedes albopictus. Devido ao alarmante crescimento dos casos de dengue, surgiram algumas ações de controle vetorial como principal meio para reduzir os números de casos da doença, tendo em vista a ausência de uma vacina específica. O uso inadequado de inseticidas químicos têm contribuído para a seleção de linhagens resistentes dos mosquitos vetores da doença. O presente trabalho faz uma revisão das ações voltadas ao controle dos vetores da dengue que empregam produtos naturais de origem vegetal em substitução aos inseticidas/larvicidas tradicionalmente utilizados.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/555
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leila Dinora Miúdo Makete Tcc com ficha.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.