Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5677
Título: Os impactos ambientais da geração eólica: o caso da central eólica Santa Mônica
Autor(es): Mendes, Amélia Rosa
Palavras-chave: Energia eólica
Geração
Impactos ambientais
Data do documento: 16-Jan-2023
Citação: MENDES, A. R. (2023)
Resumo: Os impactos provocados pela geração e transmissão de energia eólica carecem de mais estudos, pois, embora essa fonte de geração de energia seja considerada limpa, seus impactos adversos podem influenciar problemas sociais e ambientais, sobretudo, nas zonas que são instaladas as usinas eólicas. Mundialmente, a energia eólica é cada vez mais competitiva devido à economia de escala do setor e, consequentemente, o barramento de preços dos seus equipamentos. O Brasil possui um imenso potencial de geração de energia eólica, o Norte e o Nordeste são regiões com maior potencial, principalmente, na costa litorânea na qual há ventos constantes e fortes durante todo o ano. O presente trabalho visa identificar os tipos de impactos, seja positivo ou negativo, a fim de analisar os impactos causados pelo Central Eólica Santa Mônica, localizada no estado do Ceará, concretamente no município de Trairi. O estudo está ancorado no seguinte método: revisão bibliográficas baseada na coleção das matérias referentes ao tema, incluindo o documento EIA/RIMA de Central Eólica Santa Mônica. No que refere aos resultados, os principais impactos negativos apontados são: emissão de sombras e ruídos, danos à fauna e flora local, interferências eletromagnéticas, impacto visual na paisagem e riscos de acidente no trabalho. Depois da construção da usina a vegetação em torno tende a se recuperar beneficiando o retorno da fauna que sofreu invasão ao seu habitat. É muito importante ressaltar que a maior parte da área usada para a implementação e operação da usina eólica pode ser destinada para outras finalidades como a agricultura e a pecuária, pode-se dizer que esses são os impactos positivos. Tendo em conta as discussões desenvolvidas em relação a um plano de ações e boas práticas para reduzir ou evitar os impactos identificados, abrangendo auxílio das legislações, elaboração de mapas de zoneamento, escolha de turbinas modernas, entre outras ações de mitigação.
Descrição: MENDES, Amélia Rosa. Os impactos ambientais da geração eólica: o caso da central eólica Santa Mônica. 2022. 56f. Monografia - Curso de Engenharia de Energias, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5677
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMÉLIA ROSA MENDES.pdf2022_mono_amendes.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.