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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5732
Título: | A educação inclusiva: ensino-aprendizagem de escrita na escola nacional de Surdos e Mudos da Guiné Bissau, na prática do professor/a |
Autor(es): | Có, Regina Nené Argentina |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Deficiência auditiva Formação de professores/as Ensino educacional na Guiné-Bissau |
Data do documento: | 25-Mar-2024 |
Citação: | CÓ, R. N. A. (2024) |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema a Educação Inclusiva no ensino-aprendizagem de escrita na Escola Nacional de Surdos e Mudos da Guiné-Bissau, a partir da prática do professor/a. Salienta-se que, o tema Educação Inclusiva é muito vasto, visto que, ela pode ser compreendida como uma construção moderna que tem como a finalidade garantir o direito de todos/as à educação. Ela pressupõe a igualdade de oportunidade e a valorização das diferenças humanas, atentando, assim, às multiplicidades e diversidades sociais, étnicas, culturais, intelectuais, físicas e de gênero dos seres humanos, entre outras. Objetiva-se compreender qual a formação e metodologias utilizadas pelo/a professor/a que atua no ensino e aprendizagem de escrita junto aos estudantes surdos em Guiné- Bissau. Para tanto, valer-se-á da metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa que se preocupa com o nível de realidade que não pode ser quantificada, ou seja, ela trabalha com o universo de significados, de motivações, aspirações, crenças, valores e atitudes. Assim, realizar-se-ão entrevistas semiestruturadas com os/as professores/as que atuam na educação das pessoas portadoras de deficiência auditiva/surdez. Espera-se que este estudo possa proporcionar conhecimento sobre o tema e, consequentemente, ampliar o entendimento sobre os instrumentos que possa melhorar o desenvolvimento educacional para o público-alvo e a sociedade, evidenciando sobre sua importância na disseminação de práticas educativas no processo do ensino inclusivo. Além disso, esta pesquisa, para a comunidade acadêmica pode representar uma ferramenta que estimule o desafio de conhecer melhor as estratégias metodológicas que orientam a realização do processo de integração na Guiné-Bissau. |
Descrição: | CÓ, Regina Nené Argentina. A Educação Inclusiva: ensino-aprendizagem de escrita na Escola Nacional de Surdos e Mudos da Guiné-Bissau, na prática do professor/a. 2024, 33f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5732 |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
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