Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5880
Título: A química dos neurotransmissores: uma atividade lúdica para o ensino de química
Autor(es): Sousa, Francisco Varley Silva
Palavras-chave: Atividade lúdica
Ciências
Química
Saúde mental
Data do documento: 9-Jul-2024
Citação: SOUSA, F.V. S. (2024)
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo elaborar uma atividade lúdica utilizando a temática da química dos neurotransmissores no ensino básico, visando contribuir para a promoção da saúde mental no ambiente escolar. A metodologia utilizada seguiu caráter qualitativo, do tipo estudo de caso, contendo uma sequência didática lúdica organizada para identificar as funções orgânicas nas estruturas dos neurotransmissores e suas funções biológicas no organismo. A referida atividade foi aplicada em duas turmas de escolas públicas do estado do Ceará, no ensino fundamental e médio. A aplicabilidade da atividade lúdica proposta e o ponto de vista dos alunos sobre o conteúdo apresentado foi realizada por meio de um questionário. Os resultados adquiridos indicaram que o uso de atividades lúdicas favoreceu o aprendizado, fazendo com que os alunos conseguissem desenvolver algumas capacidades como trabalhar em equipe e relacionar as situações do dia a dia que podem ajudar ou interferir no bom estado de saúde mental.
Descrição: SOUSA, Francisco Varley Silva. A química dos neurotransmissores: uma atividade lúdica para o ensino de química. 2024. f24. TCC - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5880
Aparece nas coleções:Artigo - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco Varley Silva Sousa.pdf2024_art_francsousa.pdf851,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.