Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6003
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Artur, Alonso Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-18T14:40:16Z | - |
dc.date.available | 2024-10-18T14:40:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-14 | - |
dc.identifier.citation | ARTUR, A. C. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6003 | - |
dc.description | ARTUR, Alonso Carlos. A valorização da história e da identidade cultural angolana no currículo escolar de história do ensino primário. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, realizada no âmbito do Curso de Pedagogia – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Campus dos Malês – Bahia, que buscou investigar de que maneira o currículo do Ensino Básico de Angola contribui para a valorização da história e da identidade cultural do país. Participaram do estudo 4 (quatro) docentes que atuam na quinta classe do Ensino Básico de Luanda, Moxico e província do Bengo. A técnica selecionada para a coleta de dados foi o questionário. No decorrer da pesquisa foi possível averiguar que os(as) docentes compreendem a importância de um currículo escolar que resgate e fortaleça a história e a identidade cultural do país. Entretanto, parte desses sujeitos ainda ensinam com o foco nos temas: colonização, escravidão e independência de Angola. Outras reflexões dos aspetos culturais, sociais e identitários, quando trabalhados, ocorrem de forma aligeirada. Entre os desafios encontrados pelos docentes, destacam-se a ausência de material didático adequado; formação profissional insatisfatória; e, a dificuldade de conciliar os currículos padronizados com as realidades e diversidades locais. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com o debate e incitar a realização de outros estudos acerca do ensino da história e da identidade cultural no currículo escolar em Angola. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Angola - História - Assimilação cultural | pt_BR |
dc.subject | Currículos - Avaliação - Angola | pt_BR |
dc.subject | Ensino primário - Angola | pt_BR |
dc.title | A valorização da história e da identidade cultural angolana no currículo escolar de história do ensino primário | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_arti_alonsoartur.pdf | 2024_arti_alonsoartur.pdf | 619,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.