Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/607
Título: Justiça ambiental: usos do vetiver e da moringa para descontaminação em Santo Amaro da Purificação
Autor(es): Araújo, Edmilson Menezes de
Palavras-chave: Agroecologia
Capim Vetiver
Descontaminação
Fitorremediação
Moringa Oleífera
Sustentabilidade
Data do documento: 27-Jul-2017
Citação: ARAÚJO, E. M. (2017)
Resumo: O presente trabalho demonstra o descaso decorrente do modelo capitalista do lucro fácil, que após a exploração de determinada matéria prima, deixa um passivo ambiental para as comunidades e povos tradicionais dos locais onde indústrias das mais variadas são instaladas. Este flagrante desrespeito configura-se como um crime de racismo ambiental, evidenciando sua falta de compromisso nas relações sócio-ambientais. Foi o que aconteceu no município de Santo Amaro onde a Companhia Brasileira de Chumbo – COBRAC, que após 33 anos de atividades, encerrou sua operação abandonando 490 mil toneladas de escória de chumbo, cádmio e outros metais pesados a céu aberto, impactando negativamente até os dias atuais na saúde dos santamarenses, contaminando o ar, o solo, rios e o lençol freático. Em contraponto a esta situação, a Agroecologia, fornece meios para mitigar esta triste realidade. Um desses meios é um projeto sustentável com uso de plantas como o Capim Vetiver (Vetiveria zizanioides) e a Moringa Oleífera (Moringa oleifera) no processo de fitorremediação, buscando de uma forma saudável, com a ajuda da própria natureza, recuperar o meio ambiente, tornando-o melhor para as futuras gerações.
Descrição: ARAÚJO, Edmilson Menezes de. Justiça ambiental: usos do vetiver e da moringa para descontaminação em Santo Amaro da Purificação. 2017. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/607
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_mono_earaujo.pdf656,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.