Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6104
Título: O Teorema da Aplicação Inversa
Autor(es): Silva, Miguel Freitas da
Palavras-chave: Teorema da Aplicação Inversa.
Aplicações fortemente diferenciáveis
Topologia no espaço euclidiano
Análise Matemática
Data do documento: 26-Nov-2024
Citação: SILVA, M. F. (2024)
Resumo: Esta monografia apresenta a demonstração do Teorema da Aplicação Inversa, um resultado central na Análise Matemática, que garante que uma aplicação fortemente diferenciável com uma Matriz Jacobiana invertível em um ponto admita uma inversa for- temente diferenciável em uma vizinhança desse ponto. Essa característica permite, localmente, inverter a aplicação e compreender seu comportamento de maneira mais controlada. Para alcançar a formulação rigorosa do teorema, o trabalho percorre uma série de pré-requisitos essenciais, que incluem noções de topologia no espaço euclidiano e uma análise aprofundada da teoria da diferenciabilidade para aplicações, crucial para a compreensão de seu comportamento local. A partir dessa base teórica, o teorema é enunciado e demonstrado, revelando sua importância tanto teórica quanto prática. Este trabalho busca não apenas fornecer sua demonstração formal, mas também destacar sua relevância para Análise Matemática e outras diversas áreas da Matemática.
Descrição: SILVA, Miguel Freitas da. O Teorema da Aplicação Inversa. 2024, 68f. Monografia - Curso de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6104
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIGUEL FREITAS DA SILVA.pdf2024_mono_msilva.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.