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Título: O trato do ensino religioso no ensino fundamental I: o posicionamento de estudantes do curso de pedagogia da universidade da integração internacional da lusofonia afro-brasileira - Unilab
Autor(es): Sousa, Sabrina Pereira Fernandes
Palavras-chave: Ensino Religioso
Laicidade
Diversidade
Data do documento: 28-Mai-2018
Citação: SOUSA, S. P. F. (2018)
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar sobre o posicionamento dos/as estudantes de Pedagogia da UNILAB (Ce), em relação ao trato do Ensino Religioso no ensino fundamental I, tendo como base o posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que estabeleceu o ensino religioso em escolas públicas com caráter confessional. Dessa forma, as aulas poderão seguir o ensinamento de uma religião específica. Para tanto desenvolvi uma pesquisa qualitativa com a aplicação de um questionário junto a oito alunos/a da primeira turma de Pedagogia. O desenvolvimento do estudo começou com uma análise bibliográfica onde utilizei para a realização dessa pesquisa autores como, Antonio Max Ferreira da Costa (2011), Giselma Sampaio (2009), Arilda Schmidt Godoy (1995) e questionários semiaberto, utilizando-se assim da pesquisa qualitativa. O estudo traz os seguintes resultados: Verificou-se que o Ensino Religioso pode ser tratado em sala de aula, sem que a laicidade do Estado possa ser violada, mas se assim houver o respeito a opção religiosa de cada aluno/a, valorizando a diversidade presente na sala de aula. Enquanto que alguns acreditam que ensinar acerca de uma religião especifica, acaba deixando a outra religião de lado, gerando assim a quebra de laicidade. Nesse sentido, ao analisar as respostas dos/as estudantes no questionário foi possível identificar que há por parte uma defesa pelo não trato específico de uma religião e é necessário que não aconteça o privilégio de uma religião desfavorecendo assim as demais. Seria interessante que o ensino religioso enquanto disciplina escolar voltada para as turmas de fundamental I, fossem apresentadas em formato educativo onde as crianças além de aprenderem de uma forma lúdica o fenômeno religioso, passassem a aprender a respeitar as escolhas de cada um.
Descrição: SOUSA, Sabrina Pereira Fernandes. O trato do ensino religioso no ensino fundamental I: o posicionamento de estudantes do curso de pedagogia da universidade da integração internacional da lusofonia afro-brasileira - Unilab. 2018. 38f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6252
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