Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6252
Título: | O trato do ensino religioso no ensino fundamental I: o posicionamento de estudantes do curso de pedagogia da universidade da integração internacional da lusofonia afro-brasileira - Unilab |
Autor(es): | Sousa, Sabrina Pereira Fernandes |
Palavras-chave: | Ensino Religioso Laicidade Diversidade |
Data do documento: | 28-Mai-2018 |
Citação: | SOUSA, S. P. F. (2018) |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo investigar sobre o posicionamento dos/as estudantes de Pedagogia da UNILAB (Ce), em relação ao trato do Ensino Religioso no ensino fundamental I, tendo como base o posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que estabeleceu o ensino religioso em escolas públicas com caráter confessional. Dessa forma, as aulas poderão seguir o ensinamento de uma religião específica. Para tanto desenvolvi uma pesquisa qualitativa com a aplicação de um questionário junto a oito alunos/a da primeira turma de Pedagogia. O desenvolvimento do estudo começou com uma análise bibliográfica onde utilizei para a realização dessa pesquisa autores como, Antonio Max Ferreira da Costa (2011), Giselma Sampaio (2009), Arilda Schmidt Godoy (1995) e questionários semiaberto, utilizando-se assim da pesquisa qualitativa. O estudo traz os seguintes resultados: Verificou-se que o Ensino Religioso pode ser tratado em sala de aula, sem que a laicidade do Estado possa ser violada, mas se assim houver o respeito a opção religiosa de cada aluno/a, valorizando a diversidade presente na sala de aula. Enquanto que alguns acreditam que ensinar acerca de uma religião especifica, acaba deixando a outra religião de lado, gerando assim a quebra de laicidade. Nesse sentido, ao analisar as respostas dos/as estudantes no questionário foi possível identificar que há por parte uma defesa pelo não trato específico de uma religião e é necessário que não aconteça o privilégio de uma religião desfavorecendo assim as demais. Seria interessante que o ensino religioso enquanto disciplina escolar voltada para as turmas de fundamental I, fossem apresentadas em formato educativo onde as crianças além de aprenderem de uma forma lúdica o fenômeno religioso, passassem a aprender a respeitar as escolhas de cada um. |
Descrição: | SOUSA, Sabrina Pereira Fernandes. O trato do ensino religioso no ensino fundamental I: o posicionamento de estudantes do curso de pedagogia da universidade da integração internacional da lusofonia afro-brasileira - Unilab. 2018. 38f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção-CE, 2018. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6252 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SABRINA PEREIRA FERNANDES SOUSA.pdf | 2018_mono_sabrinasousa.pdf | 463,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.