Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6377
Título: | A base nacional comum curricular (BNCC) e a cultura digital no componente curricular de ciências da natureza |
Autor(es): | Silva, Carlos André da |
Palavras-chave: | Cultura digital Educação cientifica Ensino de ciências Formação de professores |
Data do documento: | 11-Dez-2021 |
Citação: | SILVA, C. A. (2021) |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos uma pesquisa bibliográfica e de campo, que visa um estudo voltado para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Com isso, foi realizado um estudo aprofundado sobre implantação, uso e domínio da cultura digital em sala de aula como um desafio para alguns professores. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica, entre eles os conhecimentos sobre o uso da cultura digital em sala de aula. Propomos assim, oferecer subsídio aos educadores de modo que possibilite contribuição para planejar, executar e avaliar as aulas com a utilização das TDICs, baseado nos princípios construcionistas. O suporte teórico baseou-se nos fundamentos, de Libâneo (2002), Ribas (2008), Tavares (2018), dentre outros autores que discutem essa prática, no tocante ao desenvolvimento dessas ferramentas. A metodológica, fundamenta- se em uma abordagem qualitativa seguindo a modalidade de estudo de caso, no qual está presente a técnica da observação participante, dividida em planejamento, coleta e análise de dados. Os resultados obtidos foram compilados por meio do google forms e apresentados em resultados e discussões. Por fim, concluímos que as ferramentas discutidas, ajudaram aos docentes neste componente curricular e aos estudantes, no desenvolvem de sua aprendizagem. |
Descrição: | SILVA, Carlos André da. A base nacional comum curricular (BNCC) e a cultura digital no componente curricular de ciências da natureza. 2021, 16f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6377 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARLOS ANDRÉ DA SILVA.pdf | 2021_art_csilva.pdf | 335,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.