Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6382
Título: | O uso do lúdico para tratar sobre a covid-19 no ensino das ciências naturais em Aracati/CE: ensino fundamental - Séries finais |
Autor(es): | Batista, Cristiane Nogueira |
Palavras-chave: | Ciências Ludicidade Aprendizagem |
Data do documento: | 15-Dez-2021 |
Citação: | BATISTA, C. N. (2021) |
Resumo: | Esta pesquisa busca compreender a importância do lúdico no ambiente escolar, realizando o estudo junto as séries finais na disciplina de ciências. Quando o processo de ensino se utiliza a ludicidade como uma prática pedagógica,a aprendizagem ocorre de maneira significativa, verificando a eficácia da ludicidade no processo de Ensino aprendizagem e identificando seus benefícios como metodologia de Ensino nas aulas de ciências nas áreas das séries finais. Logo, o presente estudo teve como objetivo compreender a relação entre o ensino de ciências e a ludicidade na sala de aula, desenvolvendo a aprendizagem utilizando o lúdico com os alunos da E.E.F ANTÔNIO PONCIANO DA COSTA, localizada no Córrego dos Rodrigues na cidade de Aracati – CE. Para isso, desenvolveu-se um jogo chamado Trilha da COVID 19 com perguntas pertinentes ao momento em que estamos vivendo. Os resultados mostraram que o recurso do jogo oportuniza uma aprendizagem significativa,possibilitando um debate sobre uma temática relevante para a sociedade, a COVID 19. Foi observado ao final do jogo que algumas notícias que relacionavam o vírus foram bem esclarecidas, já que no decorrer da Pandemia houve muitas Fake news, observou-se que o lúdico ajudou os alunos a compreender melhor sobre o tema. |
Descrição: | BATISTA, Cristiane Nogueira. O uso do lúdico para tratar sobre a covid-19 no ensino das ciências naturais em Aracati/CE: ensino fundamental - Séries finais. 2021, 30f. Monografia - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6382 |
Aparece nas coleções: | Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CRISTIANE NOGUEIRA BATISTA.pdf | 2021_mono_cbatista.pdf | 601,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.