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Título: Motivação nas aulas de ciências: O perfil de professores e alunos dos anos finais do ensino fundamental no município de Aracati/CE
Autor(es): Sousa, Francisco Antonio de
Palavras-chave: Motivação
Ensino
Atuação Docente
Educação Básica
Ensino de Ciências
Data do documento: 10-Dez-2021
Citação: SOUSA, F. A. (2021)
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar e discutir o perfil motivacional de professores da rede básica de ensino de Aracati e as correlações desse perfil com a qualidade motivacional dos discentes no processo de ensino e aprendizagem de ciências nos anos finais do ensino fundamental. As principais âncoras teóricas relacionas à Teoria da Autodeterminação e motivação para aprender, que dão sustentação a esta pesquisa, baseiam-se em Deci, Ryan (2000); Bzuneck (2010), Boruchovitch, Bzuneck, (2009); Reeve (2006); Martinelli, Bartholomeu (2007); Coelho, Vieira (2018) Boruchovitch (2008); Pizzani, Barbosa-Rinaldi, Miranda, Vieira (2016); Schwartz (2019) e entre outros. Os encaminhamentos metodológicos fundamentam-se em uma abordagem de cunho qualitativa. Os fundamentos metodológicos da natureza da pesquisa estão apoiados nas argumentações de Minayo (1993), Santos Filho e Gamboa (1997), Tozoni-Reis (2009), Richardson (2011). Assim, foi desenvolvido, neste trabalho, um estudo de caso qualitativo avaliativo, apoiado na argumentação de Fonseca (2002) e Moreira (2011). A coleta de dados foi realizada mediante as seguintes etapas: (1) aplicação de questionários com os professores, sendo utilizado o referencial de Bzuneck (2010) acerca do perfil de aula motivacional; (2) aplicação do instrumento EMADF – Escala de Motivação: Atividades Didáticas de Física (CLEMENT; CUSTÓDIO; FILHO, 2014) que foi realizada por meio do Google Forms com os alunos de 4 instituições de ensino, sendo obtido um total 121 respostas. Para o tratamento dos dados foram utilizados o referencial de Bzuneck (2010) e análise de conteúdo de Bardin (2011). Como resultados, foi possível: a) identificar o perfil motivacional dos professores, b) observar o real perfil motivacional dos discentes e como se dá a interação professor-aluno e aluno-aluno; c) compreender em termos motivacionais como os alunos se comportam frente às atividades sugeridas para o componente curricular Ciências e d) extrair categorias que indiquem os níveis de satisfação das necessidades psicológicas inatas (autonomia, pertencimento e competência) nos alunos.
Descrição: SOUSA, Francisco Antonio de. Motivação nas aulas de ciências: O perfil de professores e alunos dos anos finais do ensino fundamental no município de Aracati/CE. 2021, 78f. Monografia - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6392
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

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