Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6395
Título: Olimpíada brasileira de astronomia e astronáutica-oba: Uma Ferramenta para o Estudo da Astronomia no Ensino Fundamental II.
Autor(es): Holanda, Francy Neuma Araújo
Palavras-chave: Ensino de Astronomia
OBA
Especialização “Ciência é 10!”
Data do documento: 16-Dez-2021
Citação: HOLANDA, F. N. A. (2021)
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa-ação que objetiva apresentar um relato de experiência com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), sendo essa uma ferramenta para inserção da Astronomia no Ensino Fundamental II. A OBA é um evento científico, realizado anualmente, desde 1998, com o objetivo ampliar as possibilidades de desenvolvimento da Ciência e incluir o Brasil em um evento científico-educacional de nível internacional. Considerando a proposta do Projeto Político do Curso de Especialização Ciência é Dez, da UNILAB, que tem como eixos temáticos Vida, Universo, Ambiente e Tecnologia, o eixo Universo foi associado ao interesse e planejamento da OBA na Escola onde a autora atua, transformando esta vivência no objeto central deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para isso, o trabalho apresenta, em seu desenvolvimento, as ações executadas ao longo das atividades desenvolvidas nas turmas do Ensino Fundamental II, no Colégio Antônio Araripe, no município de Tauá, interior do estado do Ceará. O desenvolvimento do trabalho foi dividido em 3 etapas: 1. Preparação para a OBA; 2. A aplicação da prova e 3. O curso de formação de professores da OBA. Ao vivenciar todo o processo de desenvolvimento do trabalho com a 24a OBA, foi percebido que grandes foram as contribuições desta ferramenta para os que fazem a comunidade escolar do colégio Antônio Araripe, gerando maiores autonomia, participação, interesse, comprometimento, amadurecimento e motivação em todos os envolvidos. Essa é uma ação transformadora que mostra que a inserção do ensino da Astronomia nas escolas pode ser feita com atividades devidamente planejadas e a OBA pode ser uma ferramenta articuladora para isso.
Descrição: HOLANDA, Francy Neuma Araújo. Olimpíada brasileira de astronomia e astronáutica-oba: Uma Ferramenta para o Estudo da Astronomia no Ensino Fundamental II. 2021, 16f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6395
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCY NEUMA ARAÚJO HOLANDA.pdf2021_art_fholanda.pdf413,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.