Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6403
Título: | O emprego de metodologias ativas de aprendizagem e o uso de tecnologias digitais no ensino de ciências da natureza em escolas municipais de Pacatuba-CE em meio ao período pandêmico da covid-19 |
Autor(es): | Lima, Marcos Wanderley de |
Palavras-chave: | Aprendizagem significativa Ensino híbrido Metodologias ativas Tecnologias digitais |
Data do documento: | 17-Dez-2021 |
Citação: | LIMA, M. W. (2021) |
Resumo: | Diante da necessidade de continuidade do processo educativo e ao mesmo tempo despertar novas formas de pensar a educação, em especial àquelas voltadas às metodologias empregadas, seja na forma presencial ou híbrida, o presente artigo visa descrever a utilização de metodologias ativas de aprendizagem e as tecnologias digitais adotadas pelos professores da Rede Pública de Ensino do Município de Pacatuba, Estado do Ceará, em um período marcado pela Pandemia do Covid-19. Embora, na teoria, existam diferentes meios na aplicação de metodologias que saiam do tradicionalismo educacional, onde o professor continua sendo detentor da aplicação e manifestação do conhecimento, os espaços escolares não apresentam estrutura ou diversificação de materiais que possam ser utilizados pelo professor, muito menos pelos alunos, sejam eles físicos ou virtuais. E em meio a um cenário de incertezas e dificuldades enfrentadas por professores e alunos, coube, a escolas e professores a elaboração de estratégias e adoção das chamadas metodologias ativas e investigativas, sendo este um processo que requer um reconhecimento das práticas de métodos ativos por meio da formação docente, conhecimento de materiais e a necessidade de espaços e meios que facilitem a aplicação dos objetos de conhecimento. Na pandemia, transformou-se o modelo clássico de sala de aula, num ambiente virtual, onde professores e alunos tiveram que se adaptar às tecnologias e ferramentas digitais que auxiliassem na administração e exposição dos conteúdos, assim como, a proposta de criar um ambiente propício à utilização de metodologias que atendessem as necessidades da chamada aprendizagem significativa. Como método de pesquisa, foram descritas atividades realizadas conjunto aos alunos e, por meio da aplicação de questionários, coletou-se informações sobre a forma como professores de ciências da natureza desenvolveram suas atividades, as metodologias ativas e ferramentas digitais adotadas e o modo encontrado para se comunicar com os alunos. Estes fatos se evidenciam a partir da análise das narrativas de professores e alunos expostas no questionário e nas práticas observadas ao longo do biênio letivo de 2020 e 2021. |
Descrição: | LIMA, Marcos Wanderley de. O emprego de metodologias ativas de aprendizagem e o uso de tecnologias digitais no ensino de ciências da natureza em escolas municipais de Pacatuba-CE em meio ao período pandêmico da covid-19. 2021, 21f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6403 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCOS WANDERLEY DE LIMA .pdf | 2021_art_mlima.pdf | 299,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.