Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6407
Título: | Estratégias didáticas potencializadoras no ensino de química |
Autor(es): | Paiva, Maria Mabelle Pereira Costa |
Palavras-chave: | Alunos Estratégias Ensino de Química Professores |
Data do documento: | 18-Dez-2021 |
Citação: | PAIVA, M. M. P. C. (2021) |
Resumo: | Quando se trata do Ensino de Química nas escolas, percebe-se que, na maioria das vezes, à abordagem se restringe ao tradicional, em que o professor transmite conhecimentos e os aprendizes são meros receptores. Além disso, é uma disciplina vista pelos estudantes de difícil compreensão, apresentando dificuldades e baixos rendimentos. Diante disso, esta pesquisa visa debater estratégias didáticas potencializadoras no ensino de Química com objetivo de promover aulas contextualizadas, com linguagem acessível e estimular os discentes a serem protagonistas na busca de conhecimentos. Inicialmente foram realizadas pesquisas sobre estratégias que promovam um maior aproveitamento nas aulas de Química. E em seguida foram confeccionados e aplicados jogos didáticos nas turmas das 2a e 3a séries do ensino médio, da Escola Danísio Dalton da Rocha Corrêa, Barreira-CE. Para a análise de dados, foi utilizada pesquisa qualitativa, com levantamento de informações e dados durante a aplicação dos jogos. Os resultados apontam que a aplicação dos jogos didáticos no ensino de Química proporcionou momentos de construção do conhecimento de forma natural e prazerosa. Então, pode-se concluir que as estratégias são estímulos para os discentes, em que os mesmos participaram ativamente das aulas de química e sentiram-se motivados na aprendizagem dos conteúdos. |
Descrição: | PAIVA, Maria Mabelle Pereira Costa. Estratégias didáticas potencializadoras no ensino de química. 2021, 35f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6407 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA MABELLE PEREIRA COSTA PAIVA .pdf | 2021_art_mpaiva.pdf | 433,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.