Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/641
Título: Brinquedos e brincadeiras no processo de aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Anjos, Lindinalva Jesus dos
Palavras-chave: Brinquedos e brincadeiras
Ludicidade
Aprendizados
Educação infantil
Data do documento: 28-Jul-2017
Citação: ANJOS, L. J. (2017)
Resumo: A constituição do trabalho Brinquedos e Brincadeiras no Processo de aprendizagem na Educação Infantil foi concebido para contribuir com o conhecimento dos processos educacionais lúdicos pedagógicos, no intuito de analisar o brincar como uma atividade que não se restringe apenas a um momento recreativo. Consideramos que as brincadeiras produzem também aprendizados essenciais de interação social e conduzem ao aprendizado cognitivo das crianças. Discutimos a brincadeira como o ato da execução da atividade lúdica, onde a criança pode expressar-se, recriar a realidade e a imaginação; e o brinquedo como o objeto que faz surgir à brincadeira. Nessa perspectiva o objetivo geral do trabalho é analisar a utilização das atividades lúdicas no processo de aprendizado das crianças, como atividade crucial na construção do saber. O estudo teve como base a literatura existente sobre as atividades lúdicas que são praticadas em sala de aula com seus respectivos resultados. Trata-se, portanto, de um estudo bibliográfico que teve como principais referências os trabalhos de Tizuco Kishimoto (2010; 2012 e 2011); Ana Cristina Alves de Jesus (2010). Bem como, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2010). Servem aqui como análise para entender o conhecimento atribuído pela utilização de brinquedos e brincadeiras para o processo de aprendizado das crianças. Como resultado percebemos que as brincadeiras geram mais prazer para a criança e assim ela vivencia conteúdos que leva para a vida adulta. Dessa forma, os estudantes da educação infantil apresentam maior aprimoramento dos aprendizados quando os momentos de ludicidade são disponibilizados para elas e eles.
Descrição: ANJOS, Lindinalva Jesus dos. Brinquedos e brincadeiras no processo de aprendizagem na educação infantil. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/641
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_mono_lanjos.pdf404,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.