Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6423
Título: Aulas remotas no estudo de ciências: prejuízos ou ganhos. a visão de professores e alunos da escola maria augusta do município de redenção-CE
Autor(es): Costa, Nayara Gomes de Lima
Palavras-chave: Ciências
Pandemia
Professores
Escola
Data do documento: 18-Dez-2021
Citação: COSTA, N. G. L. (2021)
Resumo: Considerando o impacto que a pandemia do Covid-19 trouxe para o mundo de forma geral, todas as áreas foram afetadas. E especialmente na educação quando as escolas foram forçadas a fechar, e os professores tiveram que encontrar novas metodologias para manter os alunos motivados e ainda não desistissem da escola. O município de Redenção possui 27 escolas, entre creches e Ensino Fundamental. O presente trabalho vem abordar os impactos do ensino de ciências na escola municipal Maria Augusta no município de Redenção a mesma oferece do Ensino Fundamental II e A Educação de Jovens e Adultos. A escola conta em seu quadro de funcionários: 2 merendeiras, 4 auxiliares de serviços, 1 porteiro, 1 secretaria, 1 auxiliar administrativo, 1 pessoa readaptada na sala de leitura, 2 pessoas no laboratório de informática (poucos computadores, a maioria nem funciona mais), 1 diretora, 1 coordenadora pedagógica, 12 professores. Diante das dificuldades impostas pela pandemia da Covid- 19 haja vista que as aulas especificamente de ciências, tema da pesquisa, sem o acesso tão importante ao laboratório compreendendo a necessidade de confrontar na práticas as informações teóricas que para que efetivamente os alunos possam avaliar a verdade das informações e/ou questioná-las aguçando dessa forma seus conhecimentos. Lembrando aqui que nem sempre toda escola tem sequer um laboratório de ciências onde muitas vezes a disciplina é tratada de maneira secundária principalmente nesse momento onde o foco passou a ser a leitura e a escrita dos alunos. Nesse sentido é necessário que educadores e escola assim como outros organismos compreendam a importância da escola para a educação de seus filhos. Entende-se que o aluno pode adquirir outros saberes longe da sala de aula, mas lá é onde acontece o lócus da aprendizagem, e especificamente quando falamos em ciências o aprendizado no dia a dia, nas trocas que são desenvolvidas e nas experiências nos laboratórios de ciências. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo geral: Avaliar e discutir como professores da escola municipal de Redenção conseguiram motivar seus alunos a não desistirem das atividades na escola. Os resultados apontaram que apesar das limitações e muitas vezes da ausência dos alunos nas aulas online os mesmos se mantiveram motivados dada a capacidade do professor de entender e aplicar técnicas que corroborasse com a aprendizagem dos conteúdos apresentados.
Descrição: COSTA, Nayara Gomes de Lima . Aulas remotas no estudo de ciências: prejuízos ou ganhos. a visão de professores e alunos da escola maria augusta do município de redenção-CE. 2021, 32f. Monografia- Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6423
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAYARA GOMES DE LIMA COSTA.PDF2021_mono_ncosta.pdf850,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.