Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6428
Título: O caminho das águas no semiárido: abordagem principais formas de armazenamento e preservação dos recursos hídricos aplicado no ensino de ciências
Autor(es): Soares, Rodrigo Jacinto
Palavras-chave: Ciclo da água
Semiárido
Aula de campo
Ensino de ciências
Data do documento: 15-Dez-2021
Citação: SOARES, R. J. (2021)
Resumo: A água é um recurso natural indispensável para a vida na terra constituindo quase toda matéria, componente fundamental para os organismos vivos, insumo indispensável para o desenvolvimento de uma região, em especial regiões onde muitas vezes a ausência desse recurso é frequente. A água tem seu movimento organizado em ciclos, o que caracteriza o ciclo hidrológico, onde ela caminha numa mudança de estado e passando por várias fases até voltar para a superfície da terra, até mesmo abaixo da superfície ocupando espaços no subsolo. O presente trabalho teve como objeto de estudo o ciclo hidrológico, sua ocorrência e importância, com ênfase no semiárido brasileiro, objetivando conhecer os conceitos sobre o ciclo da água, analisar as formas de armazenamento da água e sua preservação, além de buscar uma conscientização para o uso racional e sustentável dos recursos hídricos. O trabalho desenvolveu-se com os alunos do 6o ano do ensino fundamental da EEF Isaias Cândido Rodrigues no distrito de Guassussê, zona rural do município de Orós-CE. A metodologia baseou-se em um diagnóstico dos alunos sobre o tema, analisando-se seu conhecimento prévio, aplicação contextualizada numa aula de campo no entorno da comunidade e um questionário avaliativo para medir o nível de aprendizado durante a realização da pesquisa. Verificou-se o avanço no que diz respeito a aprendizagem do conteúdo abordado de forma contextualizada, uma visão mais ampla para com a região que estão inseridos, bem como uma reflexão sobre a água e o ciclo hidrológico, armazenamento, preservação e sua importância para o semiárido. Assim destaca-se as metodologias ativas como alternativa para o ensino de ciências investigativo e contextualizados como forma de melhora no ensino-aprendizado.
Descrição: SOARES, Rodrigo Jacinto. O caminho das águas no semiárido: abordagem principais formas de armazenamento e preservação dos recursos hídricos aplicado no ensino de ciências. 2021, 25f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6428
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGO JACINTO SOARES.pdf2021_art_rsoares.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.