Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6433
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Veridiana Torres da | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-20T12:49:51Z | - |
dc.date.available | 2025-03-20T12:49:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, V. T. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6433 | - |
dc.description | SILVA, Veridiana Torres da. Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para a reflexão de iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais na cidade de acarape-CE. 2021, 17f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este projeto tem como objetivo principal refletir, a partir de uma experiência investigativo- formativa realizada no contexto de Acarape-Ceará-Brasil, sobre o potencial pedagógico do Ensino de Ciências por investigação. Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa com 21 alunos da turma do 9° ano da escola municipal Anacleto Carlos Cavalcante no Distrito de Cantagalo-Acarape-Ce. Para uma melhor compreensão, faz-se necessário refletirmos sobre o entendimento que temos sobre o meio ambiente em que vivemos. O material didático utilizado em sala de aula remota dentre eles, o livro didático, os slides elaborados para a apresentação da temática, imagens, artigos científicos, a plataforma Google Meet, foram os recursos utilizados no tempo da pesquisa. Para o desenvolvimento da pesquisa ação, foi proposta uma atividade investigativa na própria comunidade onde se situam os alunos. Outras fontes de informação e outras linguagens científicas foram apresentados como guia de estudos. Foi necessário o contato com leituras de artigos científicos publicados relacionados à temática. Após uma pesquisa aprofundada, os estudantes ampliaram a sua aprendizagem e reformularam questões norteadoras para entender os problemas ambientais existentes na sua cidade. Posteriormente, indo a campo, os alunos abordaram sugerindo, quais iniciativas e ações sustentáveis para a comunidade, no intuito de amenizar a situação ambiental da atual conjuntura da cidade a qual pertencem. Percebeu-se que o aluno desenvolveu uma postura reflexiva e crítica e mais ainda, ativamente participativa na defesa e conservação da biota, demonstrando com suas ações a responsabilidade social com o meio ambiente em que vivem. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Investigação | pt_BR |
dc.subject | Meio Ambiente | pt_BR |
dc.title | Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para a reflexão de iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais na cidade de acarape-CE. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Veridiana Torres da Silva.pdf | 2021_art_vsilva.pdf | 204,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.