Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Veridiana Torres da-
dc.date.accessioned2025-03-20T12:49:51Z-
dc.date.available2025-03-20T12:49:51Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.citationSILVA, V. T. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6433-
dc.descriptionSILVA, Veridiana Torres da. Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para a reflexão de iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais na cidade de acarape-CE. 2021, 17f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste projeto tem como objetivo principal refletir, a partir de uma experiência investigativo- formativa realizada no contexto de Acarape-Ceará-Brasil, sobre o potencial pedagógico do Ensino de Ciências por investigação. Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa com 21 alunos da turma do 9° ano da escola municipal Anacleto Carlos Cavalcante no Distrito de Cantagalo-Acarape-Ce. Para uma melhor compreensão, faz-se necessário refletirmos sobre o entendimento que temos sobre o meio ambiente em que vivemos. O material didático utilizado em sala de aula remota dentre eles, o livro didático, os slides elaborados para a apresentação da temática, imagens, artigos científicos, a plataforma Google Meet, foram os recursos utilizados no tempo da pesquisa. Para o desenvolvimento da pesquisa ação, foi proposta uma atividade investigativa na própria comunidade onde se situam os alunos. Outras fontes de informação e outras linguagens científicas foram apresentados como guia de estudos. Foi necessário o contato com leituras de artigos científicos publicados relacionados à temática. Após uma pesquisa aprofundada, os estudantes ampliaram a sua aprendizagem e reformularam questões norteadoras para entender os problemas ambientais existentes na sua cidade. Posteriormente, indo a campo, os alunos abordaram sugerindo, quais iniciativas e ações sustentáveis para a comunidade, no intuito de amenizar a situação ambiental da atual conjuntura da cidade a qual pertencem. Percebeu-se que o aluno desenvolveu uma postura reflexiva e crítica e mais ainda, ativamente participativa na defesa e conservação da biota, demonstrando com suas ações a responsabilidade social com o meio ambiente em que vivem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectInvestigaçãopt_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.titleEnsino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para a reflexão de iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais na cidade de acarape-CE.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Veridiana Torres da Silva.pdf2021_art_vsilva.pdf204,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.