Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6435
Título: | Ensino híbrido x ensino presencial: relato de experiência, estratégias de ensino na modalidade de ciências. |
Autor(es): | Viana, Vivianne Carneiro Girão |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências Pandemia Experimentação Aprendizagens Ensino híbrido |
Data do documento: | 18-Dez-2021 |
Citação: | VIANA, V. C. G. (2021) |
Resumo: | Esse trabalho teve como foco a experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências em diferentes modalidades, presencial e remoto. A pesquisa foi aplicada nos anos finais do ensino fundamental da Educação Básica, na Escola João Perboyre Teófilo Girão, situada na cidade de Ibicuitinga, Ceará, em turma multisseriada de oitavo e nono ano. A princípio foi feito um estudo conceitual, segundo alguns autores, dos diferentes enfoques dados à experimentação, trazendo um comparativo entre a experimentação ilustrativa, experimentação investigativa e problematizadora. Posteriormente foi feita uma análise da contribuição da experimentação como processo de ensino aprendizagem dessa disciplina. Tendo como objetivo analisar as principais dificuldades no ensino de ciências, bem como fortalecer o uso da ferramenta de experimentação com uso de recursos alternativos e ambientes virtuais (plataforma PhET), na prática para compreendê-las como um artefato pedagógico capaz de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Esse trabalho traz um relato de diferentes vivências com a escola rural em que foi desenvolvidas atividades com sete alunos de oitavo ano e quatro alunos de nono ano, diante do contexto de pandemia e dificuldades cotidianas escolares. |
Descrição: | VIANA, Vivianne Carneiro Girão. Ensino híbrido x ensino presencial: relato de experiência, estratégias de ensino na modalidade de ciências. 2021, 25f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6435 |
Aparece nas coleções: | Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VIVIANNE CARNEIRO GIRÃO VIANA.PDF | 2021_mono_vviana.pdf | 403,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.