Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/657
Título: Estudantes guineenses: da educação secundária na Guiné-Bissau à educação superior na Unilab, Brasil
Autor(es): Bathillon, Aldine Valente
Palavras-chave: Estudantes africanos
Ensino secundário - Guiné-Bissau
Estudantes universitários - São Francisco do Conde, BA
Unilab - Estudantes
Data do documento: 23-Nov-2016
Citação: BATHILLON, A. V. (2016)
Resumo: A presente monografia pretende identificar, discutir e analisar os impactos dos sistemas do ensino guineense, anteriores e atual, nos estudantes guineenses na Universidade da Integração da Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e de como esse sistema acabou influenciando o seu processo de aprendizagem dentro dessa universidade brasileira. Acrescenta-se a importância dos acordos de cooperação educacional estabelecidas entre o Brasil e Guiné-Bissau no âmbito da Cooperação Sul-Sul, nomeadamente o Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), Programa de Estudantes Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) e principalmente a UNILAB, como uma via de acesso ao ensino superior para os estudantes guineenses. Especifiquei a UNILAB não só por ser o meu foco de pesquisa, mas pelo contingente de estudantes guineenses que esta instituição acolhe e em especial como ela serve e está servindo na manutenção ideológica, cultural e política desses estudantes. Para além duma revisão bibliográfica, a análise das entrevistas foi um meio importante para a realização deste trabalho. Com as análises pretendi trazer à superfície as experiências desses estudantes no que se refere à educação básica na Guiné, de suas dificuldades no que se refere à língua, processo de aprendizagem e superações na UNILAB e na cidade onde se encontram resididos.
Descrição: BATHILLON, Aldine Valente. Estudantes guineenses: da educação secundária na Guiné-Bissau à educação superior na Unilab, Brasil. 2016. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/657
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_mono_abathillon.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.