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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Yasmin Teobaldo da-
dc.date.accessioned2025-04-25T13:15:27Z-
dc.date.available2025-04-25T13:15:27Z-
dc.date.issued2019-09-02-
dc.identifier.citationSILVA, Y. T. (2019)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6689-
dc.descriptionSILVA, Yasmin Teobaldo da. A beleza das “meninas esquecidas”: um estudo das narrativas de SI de jovens alunas do ensino médio da cidade de Guaiúba–CE. 2019. 25f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNas cidades contemporâneas ocidentais, o culto ao corpo ganha novas configurações, sendo intensificado pelas mídias que propagam conteúdos carregados de estereótipos. Os padrões hegemônicos propostos em peças publicitárias, novelas, revistas, dentre outros suportes e gêneros influenciam os cidadãos no ato do consumo. Consideramos como consumidores de padrões midiatizados crianças, jovens, adultos e idosos. Na adolescência, momento de transformações corpóreas significativas para a formação do sujeito, há a necessidade de autoafirmação em seus grupos sociais, o que pode passar pela escolha de padrões hegemônicos de beleza. Em Guaiúba-CE, existem duas escolas de ensino médio, sendo elas Escola Profissionalizante José Ivanilton Nocrato e Escola de Ensino Médio José Tristão Filho. No entanto, na comunidade se propaga uma ideia sobre o perfil que compõe cada instituição (para além da supervalorização da escola profissionalizante), o que denota uma estereotipização sobre os corpos daqueles ambientes, sendo as meninas da escola EEM José Tristão Filho as consideradas “esquecidas”. Deste modo, essa pesquisa tem por objetivo analisar o ethos de jovens estudantes do 1 ano, da EEM José Tristão Filho, com faixa etária entre 14 a 16 anos, a partir de narrativas autobiográficas estimuladas pelo tema “Beleza”. A coleta de dados será realizada por meio de rodas de conversa, que utilizará um roteiro de perguntas para auxiliar na condução do grupo. Os pressupostos teóricos que fundamentam a análise de dados estão organizados em dois blocos, que trazem reflexões sobre o belo bem como sobre o ethos (MAINGUENEAU, 2008a; 2008b; AMOUSSY, 2008).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEthospt_BR
dc.subjectBelezapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.titleA beleza das “meninas esquecidas”: um estudo das narrativas de SI de jovens alunas do ensino médio da cidade de Guaiúba–CEpt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece en las colecciones: Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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