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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6689
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Yasmin Teobaldo da | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-25T13:15:27Z | - |
dc.date.available | 2025-04-25T13:15:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Y. T. (2019) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6689 | - |
dc.description | SILVA, Yasmin Teobaldo da. A beleza das “meninas esquecidas”: um estudo das narrativas de SI de jovens alunas do ensino médio da cidade de Guaiúba–CE. 2019. 25f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nas cidades contemporâneas ocidentais, o culto ao corpo ganha novas configurações, sendo intensificado pelas mídias que propagam conteúdos carregados de estereótipos. Os padrões hegemônicos propostos em peças publicitárias, novelas, revistas, dentre outros suportes e gêneros influenciam os cidadãos no ato do consumo. Consideramos como consumidores de padrões midiatizados crianças, jovens, adultos e idosos. Na adolescência, momento de transformações corpóreas significativas para a formação do sujeito, há a necessidade de autoafirmação em seus grupos sociais, o que pode passar pela escolha de padrões hegemônicos de beleza. Em Guaiúba-CE, existem duas escolas de ensino médio, sendo elas Escola Profissionalizante José Ivanilton Nocrato e Escola de Ensino Médio José Tristão Filho. No entanto, na comunidade se propaga uma ideia sobre o perfil que compõe cada instituição (para além da supervalorização da escola profissionalizante), o que denota uma estereotipização sobre os corpos daqueles ambientes, sendo as meninas da escola EEM José Tristão Filho as consideradas “esquecidas”. Deste modo, essa pesquisa tem por objetivo analisar o ethos de jovens estudantes do 1 ano, da EEM José Tristão Filho, com faixa etária entre 14 a 16 anos, a partir de narrativas autobiográficas estimuladas pelo tema “Beleza”. A coleta de dados será realizada por meio de rodas de conversa, que utilizará um roteiro de perguntas para auxiliar na condução do grupo. Os pressupostos teóricos que fundamentam a análise de dados estão organizados em dois blocos, que trazem reflexões sobre o belo bem como sobre o ethos (MAINGUENEAU, 2008a; 2008b; AMOUSSY, 2008). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ethos | pt_BR |
dc.subject | Beleza | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.title | A beleza das “meninas esquecidas”: um estudo das narrativas de SI de jovens alunas do ensino médio da cidade de Guaiúba–CE | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Yasmin Teobaldo da Silva.pdf | 2019_proj_ysilva.pdf | 545,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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