Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6852
Título: Ter escola no quilombo, é ter quilombo na escola? Um estudo de caso no Centro Educacional Claudionor Batista
Autor(es): Lima, Daniela Nascimento de
Palavras-chave: Quilombolas - Educação - São Francisco do Conde (BA)
Centro Educacional Claudionor Batista - Estudos de caso
Identidade cultural
Data do documento: 25-Nov-2024
Citação: LIMA, D. N. (2024)
Resumo: A presente pesquisa aborda a educação escolar quilombola no Centro Educacional Claudionor Batista, em São Francisco do Conde, Bahia. O objetivo principal é analisar como essa escola contribui para a preservação da identidade cultural quilombola e para a construção de práticas educativas contextualizadas. A pesquisa se valeu de um estudo de caso, utilizando entrevistas semiestruturadas aplicadas a professores, estudantes e técnicos, além de análises do Projeto Político-Pedagógico da instituição. Os resultados da pesquisa destacam que a escola desempenha um papel de destaque na valorização da cultura e identidade quilombola, embora enfrente desafios como a falta de recursos e a necessidade de maior integração entre a comunidade e o currículo escolar. Apesar de promover atividades culturais relevantes, há lacunas na adaptação curricular para refletir integralmente os saberes tradicionais e atender às diretrizes nacionais de educação quilombola. A conclusão reforça a importância de uma educação intercultural e emancipatória, que fortaleça a autoestima dos estudantes e o senso de pertencimento à comunidade. A pesquisa aponta para a necessidade de investimentos em formação de professores, elaboração de materiais didáticos específicos e políticas públicas que garantam uma educação inclusiva e representativa. Portanto, a pesquisa ressalta que a educação quilombola é um instrumento vital para a valorização da diversidade cultural e a construção de uma sociedade mais equitativa.
Descrição: LIMA, Daniela Nascimento de. Ter escola no quilombo, é ter quilombo na escola? Um estudo de caso no Centro Educacional Claudionor Batista. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6852
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_arti_danielalima.pdf2024_arti_danielalima.pdf227,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.