Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6852
Título: | Ter escola no quilombo, é ter quilombo na escola? Um estudo de caso no Centro Educacional Claudionor Batista |
Autor(es): | Lima, Daniela Nascimento de |
Palavras-chave: | Quilombolas - Educação - São Francisco do Conde (BA) Centro Educacional Claudionor Batista - Estudos de caso Identidade cultural |
Data do documento: | 25-Nov-2024 |
Citação: | LIMA, D. N. (2024) |
Resumo: | A presente pesquisa aborda a educação escolar quilombola no Centro Educacional Claudionor Batista, em São Francisco do Conde, Bahia. O objetivo principal é analisar como essa escola contribui para a preservação da identidade cultural quilombola e para a construção de práticas educativas contextualizadas. A pesquisa se valeu de um estudo de caso, utilizando entrevistas semiestruturadas aplicadas a professores, estudantes e técnicos, além de análises do Projeto Político-Pedagógico da instituição. Os resultados da pesquisa destacam que a escola desempenha um papel de destaque na valorização da cultura e identidade quilombola, embora enfrente desafios como a falta de recursos e a necessidade de maior integração entre a comunidade e o currículo escolar. Apesar de promover atividades culturais relevantes, há lacunas na adaptação curricular para refletir integralmente os saberes tradicionais e atender às diretrizes nacionais de educação quilombola. A conclusão reforça a importância de uma educação intercultural e emancipatória, que fortaleça a autoestima dos estudantes e o senso de pertencimento à comunidade. A pesquisa aponta para a necessidade de investimentos em formação de professores, elaboração de materiais didáticos específicos e políticas públicas que garantam uma educação inclusiva e representativa. Portanto, a pesquisa ressalta que a educação quilombola é um instrumento vital para a valorização da diversidade cultural e a construção de uma sociedade mais equitativa. |
Descrição: | LIMA, Daniela Nascimento de. Ter escola no quilombo, é ter quilombo na escola? Um estudo de caso no Centro Educacional Claudionor Batista. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6852 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_arti_danielalima.pdf | 2024_arti_danielalima.pdf | 227,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.