Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6950
Título: Educação do campo e sua relação com a Lei 10.639/2003 no contexto da Escola Iromar Silva Nogueira no município de São Francisco do Conde (BA)
Autor(es): Almeida, Maria Aparecida Oliveira Nascimento
Palavras-chave: Educação rural - São Francisco do Conde (BA)
Educação e Estado
Escola Iromar Silva Nogueira - Estudos de caso
Brasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]
Data do documento: 18-Nov-2024
Citação: ALMEIDA, M. A. O. N (2024)
Resumo: Nesta pesquisa objetivou-se entender se a educação formal implementada na Escola Iromar Silva Nogueira, situada na área rural de São de Francisco do Conde/BA, se aproxima da perspectiva da Educação do Campo. Além de verificar a existência do Projeto Político Pedagógico da escola e sua contextualização à realidade da Educação do Campo e a materialização da Lei 10.639/2003, o estudo procurou identificar desafios enfrentados pelos professores na docência neste contexto específico. As respostas, apresentadas pelas (os) docentes ao formulário eletrônico, foram unanimes quanto à necessidade de uma proposta educacional que seja distinta e específica para o contexto das escolas do campo. Há, nas respostas, o reconhecimento das questões relativas às especificidades entre os modos de vida rural e urbano e o quanto as práticas escolares necessitam fazer sentido para os educandos, especialmente pela valorização do contexto local. As respostas pontuaram também a necessidade de formações pedagógicas propostas pela secretaria municipal de educação que contemplem os docentes das escolas do campo, além de livros e materiais didáticos apropriados e contextualizados para a realidade em que a escola está inserida. Na análise do PPP destacou-se a necessidade de uma proposta específica para a Educação do Campo na Escola Iromar Silva Nogueira, proposta que não seja genérica e desvinculada das questões sociais e culturais mais profundas e diretamente relacionadas com as culturas indígena e africana, que marcam e constituem a identidade da população brasileira e mais especificamente do recôncavo baiano. O que significa considerar a Lei 10.639/2003, alterada pela Lei 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da História negro-indígena e a renovação, na linha do antirracismo, de todos os componentes de ensino e aprendizagem.
Descrição: ALMEIDA, Maria Aparecida Oliveira Nascimento. Educação do campo e sua relação com a Lei 10.639/2003 no contexto da Escola Iromar Silva Nogueira no município de São Francisco do Conde (BA). 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6950
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_arti_mariaalmeida.pdf2024_arti_mariaalmeida.pdf551,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.