Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7004
Título: Análise do uso da tecnologia como ferramenta de estudo no ensino fundamental I em Barreira/CE, no período pós pandemia: o caso da escola Boanerges Jacó
Autor(es): Freitas, Dayane Chaves
Palavras-chave: Educação
Pós-Pandemia
Tecnologias Educacionais
Fundamental I
Data do documento: 12-Jul-2024
Citação: FREITAS, D. C. (2024)
Resumo: O presente estudo teve o objetivo de analisar o uso das tecnologias como ferramenta de estudo no Ensino Fundamental I no período pós-pandemia. Além disso, pretendeu-se identificar os tipos de uso didáticos das tecnologias educativas usadas pelos professores/as desta fase do ensino após o período pandêmico. Para o estudo, escolhemos a Escola Boanerges Jacó, localizada no município de Barreira, no Maciço do Baturité – Ceará. Percebemos que o uso de tecnologias se configura com o uso do celular para acessar os conteúdos pedidos. A metodologia usada foi fundamentada na abordagem qualitativa, visto que as ferramentas utilizadas foram a interação, a observação e a análise dos significados. Selecionamos uma turma desta escola, do periodo da tarde e que conta com três professoras, para realizar essa análise e a partir das respostas analisar o uso das ferramentas eletrônicas no período pós-pandemia. Quanto à análise, compreendemos que existe no presente período pós-pandemia, uma dificuldade por parte dos professores de lidarem com algumas consequências do uso dos recursos tecnológicos durante o uso no período da pandemia do COVID 19. Dentre essas consequências, coloca-se a perda de concentração dos estudantes, levando-os à perda fácil de foco em sala de aula, além de déficit de leitura e escrita. Constatamos que existem desafios para os docentes no período pós-pandêmico, quais sejam: a necessidade de ter metodologias para as crianças se manterem concentradas e no foco, uma vez que se constatou-se que está sendo mais difícil as mesmas ficarem por mais tempo concentradas.
Descrição: FREITAS, Dayane Chaves. Análise do uso da tecnologia como ferramenta de estudo no ensino fundamental I em Barreira/CE, no período pós pandemia: o caso da escola Boanerges Jacó. 2024. 41f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7004
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAYANE CHAVES FREITAS.pdf2024_mono_dayfreitas.pdf904,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.