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Título: Educação Inclusiva na rede municipal de ensino de Acarape (CE) Pelo olhar de uma docente
Autor(es): Sousa, Isabel de Castro Barroso
Palavras-chave: Educação inclusiva
Professor
Escola
Data do documento: 11-Abr-2024
Citação: SOUSA, I. C. B. (2024)
Resumo: Esta pesquisa busca identificar como ocorre a Educação Inclusiva na Educação Infantil na rede de ensino de Acarape (CE) a partir do olhar de uma docente da rede municipal de ensino de Acarape (CE). A possível carência de profissionais habilitados a atender o público cujas capacidades são delimitadas, questionando os/as educadores/as como seria o ensino eu possa abranger a junção da turma com alunos com necessidades educacionais especiais na educação infantil. Para isso, dispomos de um arcabouço teórico a ser analisado, para produção da abordagem teórico a ser analisado e dos métodos abordados, como: Duarte (2004), Covatti, Trentin e Fischer (2021), Miranda e Galvão Filho 92012) e Nogueira (2019). Propiciando analisar a presença da inclusão em sala de aula na educação infantil, através de professores instrumentalizados tendo em vista proporcionar recursos que facilitem o processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno com necessidades educacionais especiais. A metodologia da pesquisa é qualitativa, para que a partir desta análise, possa explicar o quão é importante a inclusão e a abordagem do professor com crianças com insuficiência na educação, visando a compreensão das relações sociais das mesmas. Apesar dos desafios que foram esclarecidos ao longo da pesquisa como a falta de estrutura, recursos, capacitação de profissionais, a pesquisa demonstrou que é possível efetivar a educação inclusiva. Embora os recursos adequados facilitem o trabalho dos educadores, a falta destes não pode ser impeditivo para que os alunos com necessidades especiais sejam excluídos do processo educacional. A entrevistada deixou bastante evidente que apesar das limitações a mesma conseguia realizar seu trabalho, até mesmo a elaboração de materiais que corroborasse com o desenvolvimento da criança. Essa reflexão ressalta a importância de buscar soluções criativas e adaptativas para garantir que todos os alunos tenham acesso à educação de qualidade, independentemente das dificuldades enfrentadas.
Descrição: SOUSA, Isabel De Castro Barroso. Educação inclusiva na rede municipal de ensino de Acarape (CE) pelo olhar de uma docente. 2024. 34f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7009
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