Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7028
Título: A pretagogia como possibilidade de formação de professores da educação básica em perspectiva descolonizante na Guiné-Bissau
Autor(es): Camará, Ussay Matilde
Palavras-chave: Guiné-Bissau
Pretagogia
Formação dos professores
Colonização
Descolonização
Data do documento: 26-Ago-2019
Citação: CAMARÁ, U. M. (2019)
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso de licenciatura em pedagogia discute a possibilidade de uso da pretagogia como aporte teórico metodológico para a formação dos professores na Guiné-Bissau em perspectiva descolonizante. Nosso interesse é procurar compreender o atual contexto da formação dos professores e como a pretagogia pode ajudar e contribuir para a descolonização da educação na Guiné-Bissau. Tomando como base a pesquisa qualitativa e a pretagogia, como método de investigação cientifica, os dados foram elaborados primeiramente a partir de revisão bibliográfica em revistas científicas, teses, dissertações, monografias, artigos e documentos, para em seguida realizarmos a aplicação de oficinas para produção de dados. Nesse sentido, o trabalho centra-se nas elaborações dos seus objetivos centrais e específicos, procurando assim entender como a pretagogia pode ajudar na valorização dos conhecimentos deixados pelos nossos ancestrais, ou seja, de que forma ela pode-nos proporcionar a melhor forma possível de utilização das tradições guineenses nos currículos escolares. Conclui-se realizando algumas reflexões sobre os dados coletados em torno da problemática do uso da pretagogia como aposte teórico metodológico para a formação dos professores da educação básica na Guiné-Bissau, o que nos leva a perceber as reflexões e possibilidades a partir do olhar dos estudantes guineenses de cursos das licenciaturas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- UNILAB. Nosso intuito foi elaborar um estudo que contribua com a valorização das tradições guineenses da educação básica, o que acreditamos termos obtido sucesso.
Descrição: CAMARÁ, Ussay Matilde. A pretagogia como possibilidade de formação de professores da educação básica em perspectiva descolonizante na Guiné-Bissau. 2019. 100f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7028
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
USSAY MATILDE CAMARÁ.pdf2019_mono_ussaycamará.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.