Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7056
Título: Descolonizar currículos: análise das experiências do Estágio em Educação Infantil e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CE
Autor(es): Lima, Francisca Joyce Santos
Palavras-chave: Currículos
Descolonização de currículos
Experiências
Data do documento: 24-Out-2024
Citação: LIMA, F. J. S. (2024)
Resumo: A presente pesquisa, intitulado “Descolonizar currículos: análise das experiências do estágio em educação infantil e do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID/CE. Objetiva compreender através da análise de experiências de ações/práticas pedagógicas, compreendendo se essas foram significativas e se contribuem para descolonizar currículos, temática importante para a abordagem e implementação da Lei no 10.639/03. Realizando assim, um estudo bibliográfico e documental. Desse modo a construção teórica para o desenvolvimento deste trabalho foi através da apresentação das componentes da Proposta Curricular do curso de Pedagogia que contribuíram na construção desse trabalho, pois desde a compreensão na componente Políticas Educacionais Curriculares e Descolonização de Currículos nos Países da Integração, sua abordagem e definição de currículos, entende a sua construção permeada por relações de poder e após esse entendimento foi possível trilhar caminhos em direção a descolonização de currículos, sendo apresentadas propostas possíveis. Apresentamos teóricos que discorre sobre currículos, assim como documentos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Subprojeto: Pedagogia CAPES (2022) e o Estágio em Educação Infantil. Dessa maneira ao compreender o currículo e a proposta de descolonizá-lo, partimos para análise de minhas experiências vivenciadas no Estágio em Educação Infantil e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Contudo, analisamos essas práticas na busca de identificá-las como contribuintes de uma descolonização que pode ser um caminho possível e contribuinte para descolonizar currículos Posto isso, espera-se com o desenvolvimento deste trabalho contribuir para uma educação que respeite todas as diversidades e proporcione que todos sejam protagonistas da história, desconstruindo os currículos eurocentrados e praticando uma pedagogia afroreferenciada e afrocentrada.
Descrição: LIMA, Francisca Joyce Santos. Descolonizar currículos: análise das experiências do Estágio em Educação Infantil e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CE. 2024. 57f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7056
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA JOYCE SANTOS LIMA.pdf2024_mono_flima.pdf2,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.