Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/713
Título: Resgate à identidade capilar: cabelo crespo das mulheres santamarenses - BA
Autor(es): Freitas, Klylissa Carla Ribeiro
Palavras-chave: Negras - Santo Amaro, Bahia - Identidade étnica
Penteados afro
Data do documento: 27-Jul-2017
Citação: FREITAS, K. C. R. (2017)
Resumo: Este trabalho é resultado da pesquisa monográfica de conclusão do curso de Bacharelado em Humanidades da Unilab. Nesta pesquisa são apresentados resultados do levantamento bibliográfico e pesquisa de campo a respeito da aceitação do cabelo crespo das mulheres santamarenses-Ba, que é o símbolo de valorização identitária. Além disso, enfatiza acerca de todo processo socioidentitário que desencadeou na formação da sociedade brasileira e como esse modelo padrão eurocidental perdurou durante as gerações seguintes e, consequentemente, impôs uma construção social que desestabilizou socialmente o povo considerado como irrelevante, no caso, xs negrxs. Assim, salienta como xs negrxs abdicaram-se das ideologias padrões, em especial, com a ajuda dos preceitos dos movimentos sociais como o Black Power, Frente Negra, Ilê Aiyê e entre outros e, por conseguinte, revalorizaram a identidade negra. E almeja analisar quais problemas ocorreram na vida dessas mulheres com a adesão a esse tipo de cabelo. Há utilização de uma abordagem etnocêntrica, no qual se destacam a presente participação das lindas mulheres santamarenses-ba que abrilhantaram dignamente a pesquisa.
Descrição: FREITAS, Klylissa Carla Ribeiro. Resgate à identidade capilar: cabelo crespo das mulheres santamarenses - BA. 2017. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/713
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_mono_kfreitas.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.