Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7491
Título: Identidade, memória e linguagem: os festejos de São Roque da comunidade de Caboto em Candeias-BA
Autor(es): Souza, Lucineide Passos de
Palavras-chave: Identidade cultural
Memória coletiva
Linguagem
Política linguística
Roque, São, Festa de - Caboto (Candeias, BA)
Data do documento: 18-Fev-2025
Citação: SOUZA, L. P. (2025)
Resumo: A pesquisa Identidade, memória e linguagem: os Festejos de São Roque da comunidade de Caboto em Candeias-BA. Esse território possui uma manifestação cultural, a Festa de São Roque, que ocorre anualmente, precisamente nos dias que precede o dia 16 de agosto de cada ano, o dia do santo. Conta-se que a festa teve início depois que uma imagem do santo foi encontrada nas ruínas da Senzala do Engenho de Freguesia, situada na comunidade de Caboto. Essa investigação elege como problemas centrais de pesquisa o seguinte: O que a Festa de São Roque representa para a identidade da comunidade de Caboto? Quais aspectos identitários evidenciam a cultura negra dos escravizados nessa comunidade? Quais mudanças ocorreram com o passar do tempo e quais aspectos provocaram o esvaziamento dos Festejos de São Roque? O objetivo da pesquisa é, portanto, apresentar, a partir das memórias dos participantes dos festejos, do passado e ainda de hoje, a Festa de São Roque, buscando entender melhor as pertenças identitárias e culturais da comunidade de Caboto, em Candeias - BA. Enquanto, objetivos específicos discutirão a relação de identidades, memórias e linguagens como elementos conceituais da pesquisa. Também procuraremos compreender a relação entre memórias e linguagem na construção de memória social. Vamos investigar como a festa se atualiza ao longo dos anos, reconhecendo nas narrativas, as memórias como elemento colaborador para a perpetuação cultural do Território. Por fim, procuraremos perceber que representações de políticas linguísticas surgem nas linguagens apresentadas na pesquisa e se há contribuição da festa para o desenvolvimento cultural e turístico de Caboto. O percurso da metodologia tratou de uma investigação desenvolvida através de um caráter exploratório, com a etapa bibliográfica da pesquisa e uma investigação documental, com uma abordagem qualitativa na análise dos dados. A pesquisa incidiu com a escuta das narrativas de cinco moradores da comunidade de Caboto, participantes veteranos da festa. Dentre eles estão 04 mulheres e 01 homens, com idade média entre 60 e 82 anos, através de entrevista semi-estruturada. Como considerações finais, apresentamos que a pesquisa não só reafirma a relevância dos Festejos de São Roque como um patrimônio imaterial, mas também evidencia a necessidade de preservação e valorização dessas práticas. Percebemos que as heranças da ancestralidade negra contribuíram para a formação da memória social existente na comunidade. Portanto, a continuidade dessas tradições é fundamental para a manutenção da identidade cultural da comunidade, servindo como um elo entre o passado e o presente a fim de preservar a identidade coletiva desse povoado.
Descrição: SOUZA, Lucineide Passos de. Identidade, memória e linguagem: os festejos de São Roque da comunidade de Caboto em Candeias-BA. 2025. 128 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem: Contextos Lusófonos Brasil-África) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2025.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7491
Aparece nas coleções:Dissertações - Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_diss_lucineidesouza.pdf2025_diss_lucineidesouza.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.