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dc.contributor.authorSouza, Francisca Daiane Luz de-
dc.date.accessioned2025-11-18T16:51:59Z-
dc.date.available2025-11-18T16:51:59Z-
dc.date.issued2025-06-14-
dc.identifier.citationSOUZA, F. D. L. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7578-
dc.descriptionSOUZA, Francisca Daiane Luz de. Educação decolonial e antirracista nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola da zona rural de Redenção CE: identidades e cabelos crespos e cacheados. 2025. 88f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem como objetivo geral investigar as implicações e/ou efeitos da implementação das práticas educativas decoloniais e antirracistas na formação da identidade capilar e/ou negra das alunas matriculadas nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da zona rural do município de Redenção (CE). Para essa finalidade foram delineados três objetivos, a saber: demonstrar os efeitos da colonialidade e do racismo na política de formação de professores (as) mediante discursos, no delineamento das práticas pedagógicas e na construção de identidades no contexto escolar da zona rural; descrever aspectos do cotidiano e da realidade da sala de aula que colaboram na formação da (s) identidade (s) capilar (es) crespas/ cacheadas das alunas matriculadas nessa etapa da escolarização; identificar atitudes de percepções, afetos, expectativas e sentimentos das alunas frente às temáticas autoestima, cabelo cacheado/crespo, pertencimento étnico-racial e acolhimento de suas especificidades no contexto educativo. O caminho metodológico deste trabalho segue uma abordagem qualitativa, com fins exploratórios a partir dos procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental e participante. Autores como Gomes (2020), Cruz (2018), hooks (2017), Freire (2011), entre outros, foram fundamentais para a discussão teórica desta pesquisa. Assim, as experiências nos estágios supervisionados da Licenciatura em Pedagogia (UNILAB) orientaram essa escrita acadêmica. Os resultados apontaram a existência de um viés decolonial e antirracista na formação de professores (as), no entanto, na realidade educativa da zona rural percebeu-se que as alunas com cabelos crespos ou cacheados não têm acesso a referências positivas no contexto escolar que fortaleçam sua autoestima e identidade capilar, e por isso, seria primordial a implementação efetiva das Leis 10.639/2003 e 11645/2008 nas instituições de ensino locais, em prol de uma construção subjetiva e identitária positiva, emancipadora e humanizadora.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.subjectCabelospt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.titleEducação decolonial e antirracista nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola da zona rural de Redenção CE: identidades e cabelos crespos e cacheadospt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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